Close

“Igreja deve sempre promover a fraternidade e o respeito à diversidade”, diz Dom Sergio: veja a entrevista

“Igreja deve sempre promover a fraternidade e o respeito à diversidade”, diz Dom Sergio: veja a entrevista
  • Publishedjunho 12, 2024
Dom Sérgio Arthur Braschi apresentou a renúncia obrigatória por ter completado 75 anos em dezembro. O bispo concedeu entrevista ao Blog da Mareli Martins: “os grandes desafios pela paz, pelo respeito à diversidade em todos os sentidos, combater o ódio, as guerras, a igreja e nós discípulos de Jesus temos que fazer isso”, disse. (Foto: Hirano)

Em entrevista ao Blog da Mareli Martins nesta terça-feira (11), o bispo da Diocese de Ponta Grossa, Dom Sergio Arthur Braschi, agradeceu a cidade de Ponta Grossa e os municípios dos Campos Gerais, por toda acolhida em relação aos 21 anos de trabalhos prestados na Diocese. Dom Sérgio Arthur Braschi apresentou a renúncia obrigatória por ter completado 75 anos em dezembro. Nesta segunda-feira (10), o Papa Francisco nomeou Dom Bruno Elizeu Versari como o novo bispo da Diocese de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná.

“Foram vinte e um anos de trabalho, desde que fui nomeado pelo Papa João Paulo II e obrigatoriamente a gente faz a renúncia, mas continua como bispo, porque isso é um sacramento, mas a gente entrega o cargo. É difícil falar de tantos momentos bonitos que vivemos aqui”, disse Dom Sergio.

Dom Sergio sempre foi um bispo acolhedor e defensor do diálogo e respeito a diversidade e a harmonia entre todas as religiões. Ele destacou um trabalho importante que foi a união de todas as regiões, por meio da  URI-PG Religiões Unidas (United Religions Initiative), que reúne diversas religiões como Cristianismo, Islamismo, Hinduísmo, Espiritismo Kardecista, Umbanda, Candomblé, Tradições Indígenas e outras manifestações de fé.

“Nós temos na cidade de Ponta Grossa a URI, que reúne um grupo de representantes de todas as religiões, não somente cristãos. E isso tem propiciado encontros nas sedes das religiões, como por exemplo, o xeique da Mesquita veio visitar a nossa Catedral e depois nós fomos lá e rezamos com eles. Também estivemos com os espiritas, com os budistas e outras religiões. E pudemos viver essa fraternidade, pois é importante respeitar todas as religiões”, destacou Dom Sergio.

Os desafios da igreja “fratelli tutti”

“Somos todos irmãos e precisamos viver assim como verdadeiros irmãos”, diz Dom Sergio. (Foto: Hirano)

Para Dom Sergio um dos grandes desafios da igreja é promover o que o diz o Papa Francisco chama de “fratelli tutti”, ou seja, que todos sejam irmãos.

“Os grandes desafios pela paz, pelo respeito à diversidade em todos os sentidos, combater o ódio, as guerras, a igreja e nós discípulos de Jesus temos que fazer isso,  trazer a paz , conciliação. Somos todos irmãos, fratelli tutti”, disse o bispo.

Eleições de 2024: “É preciso crescer na cidadania”, diz Dom Sergio

“Nós trabalhamos na conscientização, para que as pessoas procurem entender e crescer na cidadania, sabendo a importância do voto”, declarou Dom Sergio sobre o ano eleitoral.

Dom Sergio sempre teve presença e voz marcante em temas sociais, respeitando sempre a diversidade. Como bispo não pode ter lado político, mas pode orientar e conscientizar, como sempre fez.1

Dom Sergio destacou o trabalho da Diocese no despertar da consciência da população no voto com conhecimento.

“Temos uma cartilha eleitoral de formação feita no Paraná e o primeiro ponto é crescer no espírito democrático, votar com conhecimento. Nós trabalhamos na conscientização, para que as pessoas procurem entender e crescer na cidadania. Não podemos nos deixar levar como se fosse só cumprir uma obrigação. Muitos depois não acompanham, não sabe em que votaram ou votam por pressão de propaganda e interesses de amigos. E é preciso ter essa consciência de cidadania”, afirmou.

Dom Sergio recebeu o título de cidadão benemérito

(Foto: Luana Caroline Nascimento e Luiz Lacerda)

O bispo da Diocese de Ponta Grossa, Dom Sergio Arthur Braschi é Cidadão Benemérito do Paraná. O título foi entregue no dia 05 de abril deste ano, diante de um plenário e galerias lotados, na Câmara Municipal de Ponta Grossa. A honraria foi proposta em fevereiro do ano passado, pelo então deputado estadual, Tadeu Veneri (PT), que atualmente é deputado federal.

“Recebi com muita alegria em nome da igreja, se eu não fosse bispo, não receberia aquela honraria. Foi um reconhecimento da igreja pelo trabalho prestado”, disse.

VEJA A ENTREVISTA COMPLETA COM DOM SERGIO

Deixe uma resposta