Crônica: O velho ponta-grossense


Na crônica ‘O velho ponta-grossense’, o escritor Marcelo Derbli Schafranski relata suas conversa com um senhor, o velho ponta-grossense, que sempre trazia recordações sobre fatos da cidade de Ponta Grossa. O texto faz parte do projeto Crônicas dos Campos Gerais. A interpretação é da jornalista Mareli Martins.
“Descreveu-me uma Ponta Grossa pretérita, agradavelmente vivida e curtida. Paqueras na Avenida Vicente Machado, sessões de cinema no Cine e Teatro Ópera, domingos de clássico Ope-Guá e bailes de Carnaval no Clube Pontagrossense, com as famílias impecavelmente vestidas. Namoros à distância, até que o amor se provasse real, verdadeiro e eterno. Filho de um médico, descrevia em detalhes fatos dos hospitais São Lucas e 26 de Outubro, em uma época em que se operava sem luvas cirúrgicas”, escreveu Marcelo Derbli Schafranski.
O escritor proporciona uma importante reflexão. “Todos conhecemos pessoas como ele, sejam pertencentes à família ou não. Mas não as aproveitamos”.
Ouça a crônica
INFORMAÇÕES SOBRE A CRÔNICA
Título: O velho ponta-grossense
Autoria: Marcelo Derbli Schafranski
Sobre o autor: médico reumatologista, com atuação em Ponta Grossa
Crônica do Blog Crônicas dos Campos Gerais: Crônicas dos Campos Gerais: O velho ponta-grossense (cronicascamposgerais.blogspot.com)
O projeto Crônicas dos Campos Gerais:
O projeto é uma realização da Academia de Letras dos Campos Gerais (ALCG) em parceria com órgãos e entidades da região ligados à cultura, à educação e às comunicações. Visa fomentar e divulgar percepções dos moradores ou visitantes sobre os Campos Gerais do Paraná (cidade e campo), de forma a estimular o relato escrito com qualidade literária (crônicas) de experiências e vivências regionais, sejam elas reais ou fictícias, cotidianas ou inusitadas. Trata-se de iniciativa no sentido da divulgação e inclusão cultural e literária.
Interpretação: Mareli Martins
Edição: John Elvis Ribas Ramalho Junior
Trilha musical de fundo: Autumn Leaves Chet Baker – Paul Desmond
Trilha musical Final: Campos Gerais – Geordani Castilho – Princesa dos Campos