Close

Quase metade do eleitorado de PG ainda não decidiu o voto para prefeito, aponta pesquisa

Quase metade do eleitorado de PG ainda não decidiu o voto para prefeito, aponta pesquisa
  • Publishedsetembro 25, 2024
47,8% dos entrevistados ainda não decidiram em quem votar para prefeito em Ponta Grossa, aponta pesquisa.

Faltando menos de duas semanas para as eleições municipais, a disputa pela Prefeitura de Ponta Grossa segue indefinida.

É o que mostra a pesquisa divulgada pela Politiza Paraná na terça-feira (24), apontando que 47,8% dos entrevistados ainda não decidiram em quem votar, enquanto 45,8% já tem candidato a prefeito. Outros 6,5% não sabem ou não responderam.

O levantamento, realizado entre 18 e 23 de setembro de 2024, entrevistou 400 eleitores de diferentes bairros de Ponta Grossa. Com quase metade do eleitorado ainda indeciso, o cenário eleitoral em Ponta Grossa segue indefinido, o que torna os últimos dias de campanha cruciais para os candidatos.

Veja os números

Quando perguntados de forma espontânea, ou seja, sem que os nomes dos candidatos fossem apresentados, os entrevistados se manifestaram da seguinte forma:

47,8% ainda não decidiram em quem votar.

16,0% pretendem votar em Marcelo Rangel (PSD)

15,3% pretendem votar em Mabel Canto (PSDB)

7,3% pretendem votar em Aliel Machado (PV)

6,5% pretendem votar em Elizabeth Schmidt (União Brasil)

6,5% não sabem ou não responderam

Na pesquisa estimulada, com a apresentação dos nomes dos candidatos, os entrevistados se manifestaram da seguinte forma:

25,0% pretendem votar em Marcelo Rangel.

23,0% pretendem votar em Mabel Canto.

12,0% pretendem votar em Aliel Machado.

11,8% pretendem votar em Elizabeth Schmidt.

1,5% pretendem votar em Dr. Magno.

Os entrevistados também foram perguntados em quem eles não votariam. A maior rejeição é da atual prefeita e candidata à reeleição, enquanto a menor rejeição é da deputada estadual Mabel Canto.

24,0% rejeitam Elizabeth 

18,3% rejeitam Aliel 

15,8% rejeitam Rangel

7,3% rejeitam Dr. Magno

6,3% rejeitam Mabel

A pesquisa também aponta que, independente do seu voto, 40,5% dos entrevistados acreditam que Rangel vai ganhar a eleição para prefeito, enquanto 27,5% acreditam que a vencedora será Mabel.

Metodologia

A pesquisa seguiu uma metodologia quantitativa por amostragem, a partir de critérios como área, sexo, idade, escolaridade, renda familiar e ocupação.

As entrevistas foram presenciais e distribuídas proporcionalmente pelos bairros da cidade. A margem de erro é de 4,9% para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

Registrada no TSE com o número PR:07423/2024, a pesquisa foi contratada pela Politiza Paraná e realizada pela empresa PPM (Pesquisa Planejamento Marketing), com sede em Curitiba.

O que dizem outros institutos de pesquisa:

Outras pesquisas realizadas no mês de setembro também apontam para um número elevado de eleitores indecisos em pesquisa espontânea, embora em um número menor do que a pesquisa da Politiza Paraná.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Radar Inteligência com 600 eleitores de Ponta Grossa entre os dias 09 e 10 de Setembro (número PR: 07310/2024), 38% dos entrevistados não sabem ou não responderam em quem vão votar para prefeito.

De acordo com pesquisa do Instituto Multicultural com 1.063 eleitores de Ponta Grossa entre os dias 15 e 17 de Setembro  (número PR:02513/2024), 35,5% dos entrevistados não souberam responder ou pretendem branco ou nulo.

Esta matéria foi realizada com a colaboração do estagiário (estudante de jornalismo), João Vitor Pizani. A supervisão é da jornalista Mareli Martins (Registro Profissional: 9216/PR), conforme convênio de estágio firmado com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Deixe uma resposta