Propaganda eleitoral no rádio e na TV termina nesta quinta-feira (3)


Nesta quinta-feira (3), ficam faltando apenas três dias para o primeiro turno das Eleições 2024. Com isso, chega ao fim a divulgação da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, embora candidatas e candidatos ainda possam realizar atos como caminhadas e carreatas e distribuição de material gráfico nas ruas.
Embora seja chamado de “gratuito”, o horário eleitoral não é gratuito porque as emissoras de rádio e TV ganham isenções fiscais, ou seja, dinheiro que poderia ser investindo em outras áreas. Dessa forma, a população também paga pelo horário eleitoral!
A quinta-feira (3) marca também o último dia para a realização de comícios e a utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8h e as 24h. No caso de comício de encerramento de campanha, a duração poderá ser estendida por mais duas horas.
Além disso, é a data final para que emissoras de rádio e de televisão realizem debates, admitida a extensão até às 7h da sexta-feira, 4 de outubro.
COMO FOI O HORÁRIO ELEITORAL
A apresentação de propostas e da campanha dos candidatos ao cargo de prefeito teve uma programação dividida em dois blocos diários, de 10 minutos cada, de segunda-feira a sábado.
No rádio, o horário foi de 7h às 7h10 e de 12h às 12h10. Na TV, entre 13h e 13h10 e entre 20h30 e 20h40.
O horário eleitoral também contou com inserções, ou seja, um tempo reservado no intervalo da programação das emissoras. Foram 70 minutos diários de inserções.
Desse tempo, 60% – o equivalente a 42 minutos – foi reservado aos candidatos às Prefeituras. Os 40% restantes – ou 28 minutos – foram reservados aos candidatos às Câmaras Municipais.
O DIA DA ELEIÇÃO
A eleição deste domingo (6) será para o primeiro turno. Os eleitores devem se dirigir às suas seções eleitorais dentro do horário padrão de 8h às 17h, seguindo o fuso de Brasília, portando documento oficial com foto.
HORÁRIO ELEITORAL NO SEGUNDO TURNO
O horário eleitoral será retomado para o segundo turno e exibido entre os dias 11 e 25 de outubro, nas cidades em que a disputa avançar para decisão em 27 de outubro.