Dr. Magno (Novo) e Elizabeth fecham acordo para o 2º turno em PG


Dr. Magno Zanellato (Novo) que disputou a Prefeitura de Ponta Grossa vai apoiar Elizabeth Schmidt (União Brasil) no 2º turno. Os detalhes do acordo e o que o Novo ganhou com a negociação com Elizabeth ainda não foi divulgado.
O acordo foi firmado nesta quarta-feira (9), na sede do Partido Novo, em Curitiba, juntamente com Beto Okazaki, que concorreu ao cargo de vice-prefeito, o presidente do Novo em Ponta Grossa, João Vicente e ainda com o embaixador do Partido Novo, o ex-procurador da República e ex-deputado (cassado), Deltan Dallagnol.
Dr. Magno terminou a eleição em último lugar (5ºlugar), com 7.538 votos (4.04%).
Dr. Magno, seu vice Beto Okazaki e todo o partido Novo de Ponta Grossa fizeram inúmeras críticas à gestão de Elizabeth durante o primeiro turno e também se denominavam “como a única alternativa diferente para Ponta Grossa” e ainda “como a única candidatura que não estava ligada aos grupos antigos da política de Ponta Grossa.
Mas com o apoio para Elizabeth, o Novo passa a fazer parte de um velho grupo político e que já comanda a cidade.
ELIZABETH AGRADECE APOIO DO DR. MAGNO
Após o encontro, que também teve presença do candidato a vice Pastor Moisés Faria (MDB), Elizabeth destacou a importância da chegada do Novo ao 2º turno das Eleições.
“Quero agradecer ao Doutor Magno, ao Deltan e toda a equipe do partido Novo pela confiança em nosso trabalho e por acreditarem na força da verdade para seguirmos transformando Ponta Grossa”, ressalta a candidata.
“Este apoio resulta de uma visão compartilhada e de compromissos mútuos com a integridade, a eficiência administrativa e o desenvolvimento econômico e social de Ponta Grossa”, aponta documento assinado por ambas as partes nesta quarta.
Dr. Magno, que disputou pela primeira vez a Prefeitura, conquistou 7.538 votos (4,04% dos votos válidos) no 1º turno das eleições.
Entre os compromissos em comum entre Elizabeth, Pastor Moisés e partido Novo estão o combate à corrupção, fomento ao empreendedorismo, como também o equilíbrio e a eficiência nas contas públicas.
VEJA FOTOS DO ENCONTRO QUE MARCOU O APOIO DO NOVO PARA ELIZABETH


Condição para apoio do Novo à Elizabeth é que ela não faça composição com Aliel e a esquerda
Entre as condições para o apoio do Dr. magno e do Novo para Elizabeth Schmidt (União Brasil) está o fato de que ela não pode fazer composição com o deputado federal Aliel Machado (PV), que disputou a eleição com apoio da Federação PV/PT/PCDOB e ainda com Psol e PDT. Ou seja, segundo o Novo, Elizabeth não pode compor com a esquerda.
O problema é que durante todo o primeiro turno, circulou a informação de que Aliel e Elizabeth estavam junto e que tinham acordo, um tipo de união contra o deputado Marcelo Rangel (PSD), ex-companheiro desafeto de Elizabeth e que terminou a eleição em terceiro.
Suposto acordo entre Aliel e Beth nos bastidores
O fato é que Aliel e Elizabeth não se atacaram durante o primeiro turno, um não atacou ou criticou o outro. Mas Aliel Machado nega qualquer tipo de acordo com Elizabeth.
Antes da eleição, Aliel emplacou cargos na gestão da prefeita Elizabeth. Aliel disse que vai anunciar sua posição na próxima sexta-feira (11).
Uma hipótese é que ele pode dizer que está neutro “mais apoiar Beth nos bastidores”. Para apoiar Mabel, Aliel terá que fazer as pazes com ela e com o pai dela, Jocelito Canto. Na campanha, Aliel e Mabel protagonizaram diversos ataques. Mabel disse que Aliel participou junto com Sandro Alex da movimentação que impediu Jocelito Canto de assumir uma vaga na Câmara Federal.
Rangel libera grupo, mas fará pronunciamento na quinta (10)
Marcelo Rangel (PSD), terceiro colocado na eleição, com 38.815 votos (21,07 %), já liberou o seu grupo para que possam apoiar qual candidata quiserem.
Mas há uma dúvida ainda se ele vai se manter “neutro” e nos bastidores apoiar Mabel Canto, depois da briga feia que teve com Elizabeth ou se pode declarar apoio para Mabel.
Rangel e Sandro Alex são inimigos pessoais de Jocelito Canto, as brigas ocorrem há muito tempo, mas em 2022 a situação piorou depois que Sandro entrou na justiça para derrubar a candidatura de Jocelito Canto para a Câmara Federal.
Disputa entre Mabel e Beth foi acirrada
A deputada Mabel Canto ficou em primeiro lugar com 51.338 votos, 27,87 % dos votos. A prefeita e candidata à reeleição, Elizabeth Schmidt ficou na segunda posição com 50.684 · 27,51 % dos votos.
Somente na apuração de 99% é que Mabel Canto passou Elizabeth Schmidt , que até os 98% estava na primeira posição. A diferença entre as duas foi de 654 votos.