Close

Câmara de PG aprova PL que proíbe participação de comissionados de políticos em Conselhos Municipais

Câmara de PG aprova PL que proíbe participação de comissionados de políticos em Conselhos Municipais
  • Publishedoutubro 16, 2024
De acordo com o projeto, comissionados de políticos não podem mais compor os conselhos municipais de Ponta Grossa. (Foto: Luiz Lacerda/CMPG)

A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa aprovou nesta quarta-feira (16) o projeto de lei que promove mudanças na composição dos Conselhos Municipais. A principal alteração é a que a proíbe que cargos comissionados de políticos possam compor os conselhos.

O projeto é da autoria do vereador Daniel Milla (PSD). Segundo o vereador, a intenção da proposta é garantir “imparcialidade e transparência”.

O projeto foi apresentando após uma polêmica que envolvendo o Conselho Municipal de Saúde. A ex-presidente do Conselho de Saúde, Gizelle Cheremeta, atua também como assessora comissionada da deputada e candidata ao cargo de prefeita Mabel Canto (PSDB). Quando era presidente do conselho, representado a Associação Garagem Mulher, Gizelle votou contra a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Uvaranas.

A situação gerou polêmica e levantou a hipótese da participação de Mabel por briga política com a prefeita e candidata à reeleição, Elizabeth Schmidt (União Brasil). Mabel Canto negou “qualquer influência no voto de Gizelle contra  UPA e disse que é favorável à UPA”.

Na sequência, Gizelle Cheremeta foi afastada do cargo de presidente do Conselho de Saúde, mas foi indicado como presidente outro assessor comissionado da família Canto, o ex-vereador Antonio Laroca Neto, que é assessor da irmã de Mabel, a vereadora Joce Canto (PP). E chamou atenção também o fato de um homem ser indicado para representar a Associação Garagem da Mulher.

Conforme o projeto, “cargos comissionados são aqueles de livre nomeação e exoneração no poder público, destinados à chefia e assessoramento”. As exceções para composição dos conselhos são secretários municipais ou diretores das pastas correspondentes aos órgãos.

Conselhos Municipais

Os conselhos tem sua formação com pessoas representantes da prefeitura e da sociedade civil organizada, podendo ser consultivos ou deliberativos. No caso dos deliberativos, os membros participam da formulação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas, programas e projetos municipais e têm poder de decisão.

RELEMBRE A POLÊMICA ENVOLVENDO O CONSELHO DE SAÚDE

Deixe uma resposta