Conheça as propostas de Mabel Canto para PG


No próximo domingo (27) os eleitores de Ponta Grossa vão às urnas para escolher quem será a prefeita da cidade a partir de 1º de janeiro de 2025. O segundo turno é disputado entre a deputada estadual Mabel Canto (PSDB) e a atual prefeita e candidata à reeleição, Elizabeth Schmidt (União Brasil).
O Blog da Mareli Martins fez um levantamento das principais propostas das duas candidatas para Ponta Grossa. O objetivo é ajudar os eleitores na avaliação das propostas de cada uma das candidatas.
Confira as principais propostas de Mabel Canto em seu plano de governo:
Saúde
Mabel promete abrir uma nova UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Oficinas e construir um Hospital Municipal para atender cirurgias eletivas e procedimentos de baixa complexidade.
Segundo Mabel, o hospital será aberto no prédio do antigo 26 de outubro. Durante entrevista ao Blog da Mareli Martins, no primeiro turno, Mabel disse que vai gastar R$ 100 milhões para construir o hospital.
Mabel também prevê a reativação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).
Outras propostas incluem a ampliação da vacinação com ônibus itinerantes, o uso de tecnologia para agilizar diagnósticos e agendamentos, e o lançamento do Programa WEB SAÚDE PG, com serviços de telemedicina e teleconsulta.
Assistência social
A candidata promete aumentar o orçamento da área e ampliar o número de CRAS e CREAS para atender mais pessoas em vulnerabilidade. Ela propõe também ações para a urbanização de favelas e melhorias em moradias precárias, além da criação de novos refeitórios populares e a descentralização do Restaurante Popular.
Entre outras iniciativas, Mabel sugere a implementação do “Kit Merenda em Casa”, garantindo alimentação para crianças aos finais de semana, e um cartão-alimentação para famílias vulneráveis atendidas pelos CRAS.
Segurança pública
A candidata propõe a criação do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), reunindo diversas forças para coordenar ações.
O plano prevê a ampliação da Patrulha Maria da Penha, a criação de uma Patrulha Rural e a instalação de postos da Guarda Municipal no Distrito Industrial.
Outras iniciativas incluem a convocação de aprovados no último concurso da Guarda Municipal, o uso de tecnologias para operações de segurança e treinamento especializado para os guardas em violência doméstica e direitos humanos.
Educação
Mabel promete a construção de novas escolas e a ampliação da infraestrutura existente, além de expandir a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o ensino integral. Também defende a criação de bibliotecas físicas e digitais em todas as escolas e um projeto de ensino de programação no contraturno escolar.
Outra proposta é a implementação do Programa Professor Global, que prevê intercâmbio de professores, e a promoção da saúde mental dos profissionais de educação.
Transporte e planejamento urbano
Mabel defende a revisão da distribuição dos radares para garantir que sirvam à segurança no trânsito, sem fins arrecadatórios. Propõe também atualizar o Plano Diretor para adaptar a cidade às novas demandas e expandir o transporte público, melhorando a frequência e pontualidade das linhas de ônibus.
Além disso, ela sugere a implantação de um plano cicloviário moderno e a criação de canais de participação popular para a gestão do transporte.
Administração pública
Mabel propõe a fusão e possível extinção de pastas para aumentar a eficiência da gestão, além de analisar a viabilidade de novos concursos públicos. Ela sugere ampliar o trabalho remoto e oferecer suporte aos servidores e suas famílias, incluindo assistência jurídica e psicológica.
A candidata também defende maior transparência, com a modernização da Controladoria-Geral do Município e do Portal da Transparência, além da criação de um canal de denúncias confidenciais.
A candidata propõe renegociar dívidas do município e buscar fontes alternativas de receita, como parcerias público-privadas e captação de recursos internacionais.
Outra proposta é realizar um levantamento de terrenos públicos para destiná-los a atividades coletivas e concluir obras inacabadas.
Agricultura
Mabel se compromete a fortalecer a produção de hortifrutigranjeiros na zona rural e facilitar o escoamento para escolas, unidades de saúde e o restaurante popular. Ela propõe a criação de um centro de recepção e distribuição de alimentos frescos e a realização de feiras que integrem pequenos produtores, artesãos e comerciantes.
Outro ponto importante é a distribuição de kits agrícolas e a organização de compras coletivas de insumos para apoiar pequenos produtores.
O plano de governo também inclui a criação de Condomínios Rurais para regulamentar áreas próximas ao perímetro urbano e incentivar o ecoturismo.
CULTURA
Mabel propõe revitalizar espaços culturais em parceria com o Governo Federal e criar escolas municipais de dança e artes cênicas. Ela também pretende lançar um edital anual para premiar artistas e oferecer bolsas culturais a jovens talentos, além de apoiar festivais temáticos e incentivar a produção digital de conteúdos como podcasts e vídeos.
ESPORTE E LAZER
Mabel promete construir dez novos ginásios, incluindo quatro com piscinas. A candidata propõe a criação do programa “Se Essa Rua Fosse Minha”, para transformar áreas subutilizadas em espaços de convivência e prática esportiva.
Outra proposta é o programa “Vem Comigo Fazer Exercício”, que levaria caravanas de saúde e atividades físicas aos bairros nos fins de semana.
ANIMAIS
A candidata promete a criação da Pet-PG 24 horas, clínica veterinária com atendimento em tempo integral, além da ampliação do programa de castração animal.
MEIO AMBIENTE
A candidata propõe um plano de longo prazo até 2043, com o objetivo de transformar Ponta Grossa em um modelo de sustentabilidade. Suas ações incluem a revisão de planos de resíduos sólidos, saneamento e drenagem, além da ampliação da coleta seletiva e a criação de um fundo municipal de sustentabilidade.
Mabel Canto defende parcerias com ONGs e entidades de pesquisa para execução de projetos ambientais. A candidata também promete a ampliação do programa de castração animal e a criação da clínica veterinária Pet-PG 24 horas.
TURISMO
Para o turismo, Mabel promete a criação do “Caminho do Lobo Guará”, interligando os principais atrativos naturais da região, como o Parque Estadual de Vila Velha e Buraco do Padre. Ela também planeja desenvolver pacotes turísticos e facilitar o acesso de empreendedores locais a fundos de incentivo ao turismo.
Outra proposta é criar campanhas de divulgação que atraiam turistas e promovam o destino Ponta Grossa de forma estratégica.
CONFIRA O PLANO DE GOVERNO COMPLETO
https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/candidato/SUL/PR/2045202024/160001969118/2024/77771
Esta matéria foi realizada com a colaboração do estagiário (estudante de jornalismo) João Vitor Pizani. A supervisão é da jornalista Mareli Martins (Registro Profissional: 9216/PR), conforme convênio de estágio firmado com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
VEJAS AS ENTREVISTAS QUE MABEL CONCEDEU PARA O BLOG DA MARELI MARTINS NO PRIMEIRO TURNO (no segundo a candidata negou entrevista e disse “que está muito atarefada e com agenda corrida”
Mabel nega entrevista para o Blog da Mareli Martins no segundo turno
No total, o Blog da Mareli Martins realizou três rodadas de entrevistas com os candidatos nas eleições de 2024, uma rodada na pré-campanha, outra no primeiro turno e no segundo turno.
As duas candidatas que concorrem no 2º turno em Ponta Grossa foram convidadas para entrevista, sendo o mesmo tempo (50 minutos e um minuto para considerações finais) paras as duas e os mesmos temas, ligados às demandas da cidade, saúde, planejamento urbano, esporte, agricultura, meio ambiente, turismo, entre outros temas.
No entanto, a candidata Mabel Canto (PSDB) está fugindo da entrevista. Por meio de sua assessoria, Mabel Canto disse que “está atarefada e com muitas agendas e que não tem tempo para conceder entrevista”.
A mesma resposta foi dada pela candidata ao cargo de vice-prefeita na chapa de Mabel, Sandra Queiroz, que afirmou que “está tudo uma loucura e que Mabel e ela estão atarefadas demais”!
Mesmo assim, o Blog da Mareli Martins deixa o espaço aberto para a candidata Mabel Canto.