Close

Pesquisa Radar foi contratada por “padrinho político” de Mabel Canto

Pesquisa Radar foi contratada por “padrinho político” de Mabel Canto
  • Publishedoutubro 23, 2024
Em Ponta Grossa, “máfia das pesquisas” continua tentando enganar e manipular população.

A Pesquisa do Instituto Radar Inteligência Ltda divulgada nesta quarta-feira (23) foi contratada por outro parceiro padrinho político da candidata Mabel Canto (PSDB), trata-se do proprietário do site D’PONTA MIDIAS E CONSULTORIA LTDA / GRUPO D’PONTA, João Carlos Barbiero, que também é “comunicador”, no Grupo T de Rádios por meio da Rádio Lagoa Dourada. A pesquisa está registrada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o registro: PR-03099/2024.

João Barbiero chegou a virar réu por corrupção no processo do EstaR Digital de Ponta Grossa e foi preso durante a Operação Saturno realizada pelo Gaeco, em dezembro de 2020. Depois de virar réu, a defesa de Barbiero conseguiu anular as provas obtidas pelo Gaeco, mas o processo continua.

A pesquisa foi contratada pelo site de Barbiero e paga por terceiros. Estes terceiros incluem políticos que apoiam a candidatura de Mabel Canto, assim como Barbiero que deixa muito claro sua escolha por Mabel. No primeiro turno, as pesquisas de Barbiero colocavam Mabel e Marcelo Rangel (PSD) no segundo turno, mas Rangel ficou em terceiro.

Para contextualizar a parceria entre o empresário, seu site e a deputada Mabel, o Blog da Mareli Martins fez uma pesquisa no Portal da Transparência da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e identificou diversos pagamentos feitos por Mabel Canto para o site de João Barbiero. Claro que com dinheiro público. Todos os dados estão no site da Alep e são públicos, ou seja, qualquer pessoa pode acessar e consultar.

Os pagamentos não foram feitos no período eleitoral apenas porque a legislação eleitoral proíbe esse tipo de pagamento em período eleitoral. O Blog mostra alguns dos pagamentos, mas como é preciso consultar mês por mês, é possível que existam outros pagamentos para o mesmo veículo, assim como consta para outras mídias.

O pai de Mabel, Jocelito Canto sempre criticou as mídias de Ponta Grossa que são mantidas com dinheiro público, no entanto sua filha, Mabel Canto, faz a mesma coisa quando manda dinheiro público para as mídias! No primeiro turno e no segundo turno, Jocelito é o primeiro a divulgar a pesquisa da Radar!

O Blog da Mareli Martins apenas relaciona o quanto Mabel e Barbiero são ligados, isso não quer dizer que a pesquisa foi paga com estes recursos. Vale destacar que ambos são parceiros do secretário de Indústria e Comércio do Paraná, Ricardo Barros (PP), conhecido por manipular pesquisas, ele é apoiador de Mabel.

O mesmo site também recebe recursos do PT por meio do governo federal, Alep, Governo do Estado e demais órgãos públicos e o proprietário já foi assessor da petista Gleisi Hoffmann e continua muito ligado ao PT e a quem paga!

Nesta semana, o grupo de Mabel divulgou outra pesquisa contratada pela Rádio CBN, que é de propriedade do coordenador da campanha de Mabel, Roberto Mongruel.

VEJA O REGISTRO DA PESQUISA

VEJA EXEMPLOS DE PAGAMENTOS FEITOS POR MABEL AO SITE DE BARBIERO

Institutos de pesquisa podem ser multados por resultados errados ou manipulados em eleição

Institutos de pesquisa podem ser multados por resultados errados, imprecisos, falsos ou manipulados nas eleições. Essa é a proposta de um projeto de lei do deputado estadual Ricardo Arruda (PL-PR). O projeto de lei será apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) antes de ir à votação em plenário.

O texto prevê a criação de uma sanção administrativa de multa e cassação da autorização para exercício da atividade para os institutos de pesquisa, que publicarem resultados discrepantes em relação aos resultados oficiais das eleições, considerando uma margem de erro previamente definida.

LEIA A MATÉRIA

MATÉRIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta