Conheça as propostas de Elizabeth para PG


No próximo domingo (27) os eleitores de Ponta Grossa vão às urnas para escolher quem será a prefeita da cidade a partir de 1º de janeiro de 2025. O segundo turno é disputado entre a deputada estadual Mabel Canto (PSDB) e a atual prefeita e candidata à reeleição, Elizabeth Schmidt (União Brasil).
O Blog da Mareli Martins fez um levantamento das principais propostas das duas candidatas para Ponta Grossa. O objetivo é ajudar os eleitores na avaliação das propostas de cada uma das candidatas.
Conheça as principais propostas de Elizabeth para Ponta Grossa
Saúde
Elizabeth propõe a adoção da gestão plena da saúde, com administração unificada em todas as fases do atendimento. Promete a criação de quatro policlínicas de especialidades, um Centro de Especialidades Odontológicas e a duplicação do atendimento no Centro de Atendimento à Criança.
Entre as propostas estão cinco novos pontos de atendimento para consultas gerais e a criação de quatro bases descentralizadas do SAMU, além de uma UBS itinerante em dois ônibus. A prefeita promete reforçar a Atenção Domiciliar e implantar cabines de telemedicina nas UBS centrais.
Outras promessas incluem o primeiro Ambulatório LGBTQIA+ do Paraná, o NUPI-CIAC para crianças autistas, atendimento psicológico online e agendamentos por WhatsApp. Na zona rural, propõe uma base descentralizada de transporte com ambulância 24 horas.
Segurança pública
Elizabeth propõe a criação de uma Polícia Municipal e a convocação dos guardas municipais aprovados no concurso de 2023. Propõe também a criação de uma Divisão Antidrogas e um Grupamento de Combate ao Microtráfico.
O programa “Vizinhança Segura” seria expandido para todos os bairros da cidade. Outra promessa é a implantação de cinco Centros Comunitários da Paz, vinculados ao programa “RESOLVA!”, para a resolução pacífica de conflitos e oferta de serviços comunitários. A candidata também prevê o uso de inteligência artificial na Defesa Civil e a criação de grupamentos especializados, como os de Proteção aos Idosos e Patrulha Rural.
O plano inclui ainda o “Observatório de Segurança Pública” e o “Pacto pela Vida PG”, voltado ao acompanhamento de famílias com histórico de violência. Elizabeth promete ampliar o apoio a mulheres vítimas de violência por meio de auxílios financeiros.
Agricultura
A candidata propõe a implantação de cinco hortas comunitárias para garantir alimentos frescos e incentivar práticas sustentáveis. O programa Feira Verde também seria expandido com 50 novos pontos de troca.
A reestruturação da Unidade de Beneficiamento de Mel e a ampliação do programa Poliniza Ponta Grossa são outras propostas, visando fortalecer a produção local de mel e incentivar a polinização.
Elizabeth quer fomentar a produção de ovinos e peixes, envolvendo 100 produtores, para abastecer a merenda escolar e fortalecer a agricultura familiar. Também propõe a estruturação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM/SUSAF) para certificar pequenos produtores e garantir a qualidade dos produtos. Por fim, planeja readequar o Centro Agropecuário para feiras e eventos voltados à pecuária.
Assistência social
Elizabeth promete a criação de cinco novos CRAS e a informatização dos serviços sociais. Entre outras propostas, estão a construção de uma Central de Abastecimento, um Banco de Alimentos, uma Cozinha Comunitária e uma rede de Restaurantes Populares, incluindo um restaurante móvel.
A candidata também quer implantar o programa CAPAZ!, voltado à redução da desigualdade e ao incentivo ao empreendedorismo. Defende ainda a criação de coordenadorias de Políticas Públicas específicas para mulheres, idosos, crianças, migrantes, pessoas com deficiência, minorias raciais e a comunidade LGBTQIA+.
Educação
A candidata à reeleição promete construir novas escolas para atingir 100% de atendimento nos CMEIs e implantar o modelo Escola 4.0, que integra projetos de sustentabilidade ao ensino.
A manutenção de uniformes, materiais escolares, equipamentos tecnológicos e uma merenda saudável estão entre as propostas.
A candidata também promete valorizar os profissionais da educação com um novo Plano de Cargos e Salários. O programa Sinapses Criativas seria mantido e ampliado para todas as escolas, com foco em educação financeira e empreendedora, além da expansão do projeto English for Kids.
Outra proposta é a criação da Escola Solar, com energias limpas e economia de recursos públicos.
Cultura
Entre as propostas da atual prefeita está a construção de um novo espaço para espetáculos, com capacidade para 400 pessoas, e a criação de uma fanfarra municipal.
Elizabeth pretende ampliar o programa de feiras de economia criativa e aumentar em 60% os recursos do Fundo Municipal de Cultura.
Esporte e lazer
Elizabeth promete a instalação de academias públicas com equipamentos modernos e orientação profissional. A prefeita também promete ampliar os programas Prata da Casa e Bolsa Técnico, além de promover atividades esportivas e turísticas na zona rural.
Planejamento urbano e transporte público
A candidata apresenta a proposta de duplicação e estruturação de avenidas como Antonio Saad, Pedro Wosgrau/Siqueira Campos (Contorno Leste) e Aldo Bonde, além da reforma dos abrigos de ônibus e criação de novos Pontos de Ligação Rápida nos bairros Neves, Cará-Cará e Contorno. Propõe novas conexões para o Parque Linear e a criação de ciclovias e ciclofaixas.
Administração Pública
A candidata à reeleição promete a criação da Agência Municipal de Combate à Corrupção, com auditorias regulares e parcerias com órgãos de controle.
Elizabeth também promete fortalecer a transparência na administração e ampliar canais de participação cidadã. Entre as propostas está a implementação de um código de ética para servidores e a capacitação em integridade e combate à corrupção.
Animais
Elizabeth promete ampliar o CRAR (Centro de Referência de Animais em Risco) e credenciar clínicas veterinárias para oferecer atendimento emergencial a animais sem tutor ou pertencentes a famílias de baixa renda.
Meio ambiente
A atual prefeita e candidata à reeleição propõe a redução de resíduos sólidos por meio da ampliação da reciclagem e compostagem, além da criação de uma Central de Segregação e novas Associações de Catadores. Elizabeth planeja consolidar o Jardim Botânico e implantar parques lineares para proteger áreas ambientais sensíveis.
Outras propostas incluem a recuperação de arroios e a criação de uma usina de compostagem.
Turismo
Na área do turismo, a candidata à reeleição promete elevar Ponta Grossa à categoria A do Mapa do Turismo Brasileiro, além de criar um polo de turismo voltado para motociclistas, motorhomes e caravanistas.
Elizabeth pretende também estimular o turismo rural e contratar mais turismólogos para fortalecer a Secretaria de Turismo.
Além disso, propõe aumentar gradualmente o orçamento da pasta e investir na promoção de atividades que envolvam as comunidades rurais.
CONFIRA O PLANO DE GOVERNO COMPLETO
https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/candidato/SUL/PR/2045202024/160002112204/2024/77771
Esta matéria foi realizada com a colaboração do estagiário (estudante de jornalismo) João Vitor Pizani. A supervisão é da jornalista Mareli Martins (Registro Profissional: 9216/PR), conforme convênio de estágio firmado com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
VEJA A ENTREVISTA CONCEDIDA POR ELIZABETH NO SEGUNDO TURNO (ÚLTIMA SEGUNDA (21)
VEJA AS ENTREVISTAS DO PRIMEIRO TURNO
VEJAS AS PROPOSTAS DE MABEL CANTO E ENTREVISTAS CONCEDIDAS NO PRIMEIRO TURNO
Mabel nega entrevista para o Blog da Mareli Martins no segundo turno
No total, o Blog da Mareli Martins realizou três rodadas de entrevistas com os candidatos nas eleições de 2024, uma rodada na pré-campanha, outra no primeiro turno e no segundo turno.
As duas candidatas que concorrem no 2º turno em Ponta Grossa foram convidadas para entrevista, sendo o mesmo tempo (50 minutos e um minuto para considerações finais) paras as duas e os mesmos temas, ligados às demandas da cidade, saúde, planejamento urbano, esporte, agricultura, meio ambiente, turismo, entre outros temas.
No entanto, a candidata Mabel Canto (PSDB) está fugindo da entrevista. Por meio de sua assessoria, Mabel Canto disse que “está atarefada e com muitas agendas e que não tem tempo para conceder entrevista”.
A mesma resposta foi dada pela candidata ao cargo de vice-prefeita na chapa de Mabel, Sandra Queiroz, que afirmou que “está tudo uma loucura e que Mabel e ela estão atarefadas demais!”
Mesmo assim, o Blog da Mareli Martins deixa o espaço aberto para a candidata Mabel Canto.