Elizabeth foi reeleita com apoio de 15 dos 19 vereadores eleitos


A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União Brasil), foi reeleita com o apoio direto de 15 dos 19 vereadores eleitos, o que representa 78% da próxima legislatura.
Se esse alinhamento nas eleições se mantiver ao longo do mandato, a prefeita terá uma base sólida na Câmara Municipal para aprovar projetos de interesse do Executivo.
Em geral, propostas legislativas exigem maioria absoluta, ou seja, 10 votos. Para algumas matérias, é preciso ter o voto favorável de dois terços dos vereadores, como a aprovação ou alteração do Plano Diretor, da Lei Orgânica Municipal ou a criação de cargos públicos.
Composição do legislativo
A coligação que reelegeu Elizabeth reúne 6 dos 19 vereadores eleitos de Ponta Grossa. O União Brasil, partido da prefeita, terá cinco cadeiras: Divo, Paulo Balansin, Dr. Zeca e Léo Farmacêutico foram reeleitos, enquanto Teka dos Animais conquistou seu primeiro mandato.
O MDB, partido do vice-prefeito eleito, Pastor Moisés Farias, contará com Júlio Kuller, atual líder do governo na Câmara, que também foi reeleito.
No segundo turno, Elizabeth ampliou sua base ao conquistar o apoio de nove vereadores que estavam ao lado de outros candidatos no primeiro turno.
Entre eles estão Ede Pimentel (PDT), Professor Careca e Dr. Erick (PV), que apoiaram Aliel Machado (PV), além de seis aliados de Marcelo Rangel (PSD): Ricardo Zampieri (PL), Enfermeira Marisleidy (PMB), Florenal (Podemos), Pastor Ezequiel (DC), Leandro Bianco e Fábio Silva (Republicanos).
A única vereadora eleita que se opôs à Elizabeth no segundo turno foi Joce Canto (PP), irmã da candidata derrotada Mabel Canto (PSDB). Geraldo Stocco (PV), Guilherme Mazer (PT) e Maurício Silva (PSD) optaram pela neutralidade.
Esta matéria foi realizada com a colaboração do estagiário (estudante de jornalismo) João Vitor Pizani. A supervisão é da jornalista Mareli Martins (Registro Profissional: 9216/PR), conforme convênio de estágio firmado com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).