Conheça Teka dos Animais: primeira vereadora eleita pela causa animal em PG


Entre os 19 vereadores eleitos de Ponta Grossa, três vão ocupar uma cadeira na Câmara Municipal pela primeira vez a partir de janeiro de 2025. Terezinha Grudeski (União Brasil), mais conhecida como Teka dos Animais, foi a primeira vereadora eleita pela causa animal em Ponta Grossa, com 1.991 votos.
“Eles não têm voz, mas nós temos e, juntos, vamos lutar por eles sempre”, escreveu Teka, após a vitória eleitoral.
Segundo ela, em entrevista ao Blog da Mareli Martins, a defesa dos animais é uma questão de propósito de vida. “Nós não estávamos apenas fazendo campanha, estávamos lutando por um propósito de vida. Eu acredito que o impacto já está sendo positivo e a partir do ano que vem, nós vamos começar a fazer a diferença na causa animal aqui em nosso município”, afirmou.
Teka disse que seu envolvimento com a causa começou ainda na infância. “Eu fui criada em um sítio. Lá nós tínhamos vários animais, não só gato e cachorro. Mesmo os porcos tinham um espaço grande para andarem em liberdade, os meus pais sempre cuidaram bem dos animais”, relembra.
Em 2007, começou a atuar no resgate de animais, trabalho que desempenha até hoje de maneira voluntária. “Muitas vezes nós, da causa animal, fazemos o trabalho que é dever do poder público fazer”, declara.
Seu ingresso na política aconteceu a convite do deputado federal Matheus Laiola (União Brasil), que atua no combate a violência contra os animais. Ela trabalhou na sua campanha bem-sucedida à Câmara dos Deputados em 2022. Assim como Laiola, Teka é filiado ao União Brasil, mesmo partido da prefeita reeleita Elizabeth Schmidt
“O partido me acolheu com muita receptividade. E eu acredito que, enquanto tiver essa guerra entre partidos, as coisas não avançam. Nós temos que respeitar as diferenças, independente se você é de esquerda ou direita”, afirmou. Teka diz que sua atuação é guiada pelo respeito a todas as formas de vida e a possibilidade de “ajudar muito mais” os animais.
“Amor pelos animais”, começou na infância”, diz Teka

Te amo além de todas as vidas, escreveu Teka”, ao mencionar a perda do cãozinho de 15 anos. Perda aconteceu no mesmo dia em que ela venceu a eleição para vereadora. (Foto: Redes Sociais/Arquivo Pessoal)
Expectativa para o mandato

Teka dos Animais garante que fará um bom trabalho na Câmara dos Vereadores. “Podem ter certeza que o nosso mandato será de muito trabalho e muita entrega. Vamos começar a fazer a grande diferença na causa animal”, afirmou a vereadora eleita.
Ela espera contar com o apoio dos colegas da Câmara para conseguir avançar a agenda animal em Ponta Grossa.
Uma das principais metas de Teka para o mandato é ajudar a implementar um programa de castração em massa. A vereadora eleita argumenta que isso é essencial para reduzir a superpopulação animal e prevenir doenças.
Ela cita Maringá, no Paraná, como exemplo de cidade referência na política de castração contínua, que ela espera replicar em Ponta Grossa.
Para viabilizar esse projeto, Teka propõe a criação de um censo animal para mapear o número de animais de rua e quantas castrações seriam necessárias.
Entre as propostas apresentadas durante a campanha, Teka destacou que pretende viabilizar recursos para a criação de um hospital público veterinário, uma medida que atenderia uma demanda urgente dos protetores e tutores de baixa renda em Ponta Grossa. Outra proposta é a construção de um “Adotódromo”, um espaço fixo para eventos de adoção.
Teka também defende a implementação de uma delegacia específica para crimes contra animais, que operaria em regime de plantão 24 horas, considerando o volume de denúncias na cidade.
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de Ponta Grossa, de janeiro a setembro de 2024 foram registrados 453 atendimentos de casos de maus-tratos aos animais.
Representantes da causa animal eleitos no Paraná
Em 2024, dez representantes da causa animal foram eleitos para a Câmara Municipal em cidades do Paraná. Além de Teka dos Animais, foram eleitos:
Andressa Bianchesi (União Brasil), em Curitiba; Pedro Jaremczuk (PP), Castro; Rafael Freitas (União Brasil), Campo Largo; Guga Protetora (União Brasil), União da Vitória; Ivone da Apac (União Brasil), Capanema; Ana Correia dos Animais (PP), Ampére; Any Messina (União Brasil), Pontal do Paraná; Iujo Manfron (União Brasil), Almirante Tamandaré; e Guilherme Braz (União Brasil), Florestópolis.
Durante as eleições, Teka foi a única candidata de Ponta Grossa a aderir ao termo de compromisso do Fórum Nacional de Defesa e Proteção Animal.
Ao todo, 594 candidatos a prefeito ou vereador de todo o país se comprometeram a defender a causa animal caso fossem eleitos.
O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal disponibiliza um banco de projetos de lei (PLs) elaborado pela equipe da Frente Legal Animalista.
Esse banco inclui modelos de propostas legislativas desenvolvidas com o objetivo de facilitar a atuação de legisladores que atuam pela causa animal
Entre os principais projetos sugeridos pela Frente Legal Animalista, destacam-se os que promovem a política de manejo populacional de cães e gatos, estabelecem a Semana de Proteção Animal e implementam programas educativos sobre bem-estar animal.
Outros modelos propõem iniciativas como a destinação de vagas em cemitérios para animais e o incentivo à compra de ovos provenientes de galinhas criadas fora de gaiolas.
Na próxima semana, o Blog da Mareli Martins vai falar sobre a vereadora eleita pela primeira vez Enfermeira Marisleidy (PMB), que teve 1.352 votos e o vereador eleito, também pela primeira vez, Fábio Silva (Republicanos) que teve 1.977 votos .
Esta matéria foi realizada com a colaboração do estagiário (estudante de jornalismo) João Vitor Pizani. A supervisão é da jornalista Mareli Martins (Registro Profissional: 9216/PR), conforme convênio de estágio firmado com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).