Close

Alexandre Curi assume presidência da Assembleia Legislativa do Paraná

Alexandre Curi assume presidência da Assembleia Legislativa do Paraná
  • Publishedfevereiro 3, 2025
Alexandre Curi (PSD) vai ficar no comando da Assembleia Legislativa no próximo biênio (2025-2027). (Foto: Alep)

O deputado Alexandre Curi (PSD) tomou posse nesta segunda-feira (3) como o novo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná para o biênio 2025-2027. Curi é cotado como possível sucessor de Ratinho Jr (PSD) na disputa pelo Governo do Paraná, nas eleições de 2026.

A nova composição da Mesa Diretora contará com o deputado Gugu Bueno (PSD) à frente da primeira secretaria. A deputada Maria Victoria (PP) permanecerá no comando da segunda secretaria, que faz parte da Comissão Executiva. Já a deputada Flávia Francischini (União) assumirá como primeira vice-presidente.

Completam a mesa o deputado Delegado Jacovós (PL), como segundo vice-presidente, e o deputado Moacyr Fadel (PSD), que se tornará o terceiro vice-presidente. A terceira-secretaria ficará sob o comando do deputado Requião Filho (PT), seguido pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que permanecerá como quarto secretário, e pelo deputado Goura (PDT), que será o quinto secretário.

Em seu primeiro discurso, Alexandre Curi ressaltou a “responsabilidade que não é apenas institucional, mas profundamente humana: a de ser um elo entre as demandas do povo e as soluções que podemos oferecer.”

O deputado Ademar Traiano (PSD), quase teve cargo vitalício como ex-presidente da Casa, não fará parte da Mesa Diretora, mas será presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Alep, ou seja, vai continuar no poder. Traiano confessou ao Ministério Público (MP) que recebeu propina no esquema de corrupção da TV Assembleia. Mas fez acordo com o MP e não pagará pelos crimes cometidos

Trajetória de Alexandre Curi

Alexandre Maranhão Khury nasceu em Curitiba em 9 de abril de 1979. Em 2000, tornou-se o mais jovem vereador eleito entre as capitais do Brasil. Em 2002, já conquistou uma cadeira no legislativo estadual, com mais de 44 mil votos.

Reeleito em 2006, Alexandre Curi foi, pela primeira vez em sua trajetória política, o deputado estadual mais votado do Paraná, ultrapassando os 130 mil votos. O resultado foi o reconhecimento da população pelo seu trabalho municipalista, em especial nas regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Em 2010, repetiu a votação expressiva e foi reconduzido com mais de 134 mil votos, tornando-se, pela segunda vez, o deputado estadual com maior votação. Passou dos 114 mil votos em 2014 – alcançando as urnas de 150 municípios paranaenses – e superou, em 2018, a marca dos 147 mil votos, se reelegendo para seu quinto mandato. Em 2022, alcançou uma votação histórica, com mais de 237 mil votos, sendo o mais votado pela terceira vez e ficando, ainda, entre os dez deputados estaduais mais votados do país. Foi primeiro secretário da Assembleia entre 2007 e 2010 e de 2022 a 2025.

Deixe uma resposta