Customise Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorised as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyse the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customised advertisements based on the pages you visited previously and to analyse the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Close
Sem categoria

Deputados alertam para riscos do pedágio urbano nas rodovias do Paraná

Deputados alertam para riscos do pedágio urbano nas rodovias do Paraná
  • Publishedfevereiro 5, 2025
Deputados Evandro Araújo (PSD), Tercílio Turini (MDB) e Luiz Cláudio Romanelli (PSD) alertaram sobre os riscos da cobrança de pedágio no sistema “free flow” em áreas urbanas nas rodovias que cruzam o Paraná. (Foto: Divulgação)

Os deputados Evandro Araújo (PSD), Tercílio Turini (MDB) e Luiz Cláudio Romanelli (PSD) alertaram nesta quarta-feira (5) sobre os riscos da cobrança de pedágio no sistema “free flow” em áreas urbanas e conurbadas das rodovias do Paraná.

Os deputados solicitaram à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a reavaliação da cobrança prevista nas concessões do Lote 4. “Se não forem estabelecidos critérios diferenciados em trechos urbanos, a população local e de municípios de regiões conurbadas terá grande prejuízo”, disseram os deputados.

No documento enviado à ANTT, Romanelli, Turini e Araújo alertam que “os trechos intermunicipais das rodovias não são utilizados apenas por motoristas em trânsito, mas principalmente por moradores que cruzam as vias para acessar atividades básicas como trabalho, saúde, educação, lazer e outros compromissos cotidianos”. 

Os deputados querem que a ANTT delimite áreas isentas de pedágio em um raio de pelo menos 30 quilômetros fora do eixo urbano ou metropolitano, permitindo diferenciar trechos de uso predominantemente local dos demais tipos de deslocamentos. 

Romanelli, Turini e Araújo pedem também que o sistema de cobrança “free flow” respeite a distância mínima em municípios conurbados geograficamente. Reforçam que é “fundamental priorizar a manutenção e a ampliação de rotas alternativas gratuitas, permitindo à população opções viáveis para deslocamento”.

A Folha de Londrina destacou o impacto que esse ripo de pedágio pode causar à população. “Vejamos um exemplo de cálculo no Paraná: com a cobrança de R$0,20 por quilômetro rodado, a distância de 18,5 km entre Sarandi e o Aeroporto de Maringá terá um custo total de R$3,70. Esse valor pode representar um impacto significativo, especialmente para os moradores locais que utilizam essas vias diariamente e várias vezes ao dia para acessar serviços essenciais”, diz a matéria da Folha de Londrina, na edição desta segunda-feira (3).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *