Governo do Paraná vai comprar blindado com canhão de água para conter manifestações


O Governo do Paraná vai comprar um Veículo Lançador de Água (VLA) para que o Batalhão de Polícia de Choque da Polícia Militar (PM-PR) possa utilizar para conter manifestações da população. O veículo pode custar até R$ 4,3 milhões.
A empresa que venderá o novo veículo não letal será escolhida por meio de um pregão eletrônico, programado para quinta-feira (13), por critério de menor preço.
Segundo o edital do Governo do Paraná, “o equipamento é imprescindível diante do cenário atual de manifestações violentas e distúrbios civis. O Veículo Lançador de Água é uma é uma necessidade essencial para modernizar os recursos do Batalhão de Polícia de Choque”, diz o Governo.
O Governo do Paraná não detalhou quais são as manifestações violentas e distúrbios civis descritas no cenário atual, conforme o edital.
“A aquisição do VLA proporcionará uma abordagem não letal no controle de distúrbios civis, permitindo que a tropa de choque atue com maior segurança e eficiência. O veículo será equipado com capacidade de armazenamento adequada e um jato d’água de longo alcance, garantindo a dispersão efetiva das multidões e reduzindo o risco de lesões tanto para os policiais quanto para os manifestantes”, diz o edital.
Atualmente, o estado possui ao menos um veículo do tipo. Ele já foi utilizado, por exemplo, em uma manifestação de professores em 29 de abril de 2015.
Conforme a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), o aparelho também pode ser usado em situações envolvendo brigas de torcidas organizadas e operações de reintegração de posse.