Secretaria de Infraestrutura e Logística do PR convoca reunião para discutir situação do Aeroporto de PG


A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná convocou uma reunião para discutir a situação do Aeroporto de Ponta Grossa e o cancelamento dos voos da Azul. O encontro ocorrerá nesta terça-feira (6), às 15h30, na sede da secretaria e foram convidadas diversas lideranças, entre elas, a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União Brasil), além de e técnicos, segundo informações do secretário da pasta, Sandro Alex.
Conforme a secretaria, o objetivo é buscar uma solução para tentar impedir o cancelamento dos voos da Azul, anunciado nesta terça-feira (4) e a situação da estrutura do Aeroporto Sant’Ana.
Conforme a Azul, a companhia irá suspender, a partir de 10 de março, as operações na cidade de Ponta Grossa, devido a uma “série de fatores como o aumento de custos operacionais causados pela crise global na cadeia de suprimentos, a alta do dólar e disponibilidade de frota”.
Logo após o comunicado, a prefeita de Ponta Grossa solicitou o apoio do Governo do Estado e de instituições, para impedir o cancelamento dos voos.
Por meio de nota, a secretária de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Faynara Merege, do Partido Novo, reconheceu os problemas estruturais do aeroporto e afirmou que é preciso investir no local para evitar esse tipo de situação. “Fomos todos surpreendidos com a notícia de que os voos da azul para Campinas serão suspensos. Nosso aeroporto enfrenta desafios de viabilidade, e a limitação da pista impede a operação de aeronaves maiores, restringindo a atração de novas companhias aéreas. Para superar essa barreira, é essencial investir em infraestrutura e garantir recursos específicos para ampliação”, afirmou Faynara.
SERVIÇO

Azul suspende voos para 12 cidades
A Azul Linhas Aéreas anunciou que suspenderá as operações em 12 cidades brasileiras e realizará ajustes em outros três destinos. As mudanças ocorrem a partir do dia 10 de março.
Segundo a Azul, as alterações foram adotadas por uma série de fatores, que incluem o aumento nos custos operacionais da aviação e o ajuste de oferta e demanda de voos. “As mudanças fazem parte do planejamento operacional, e os clientes impactados estão sendo comunicados previamente e receberão a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”
Das 12 cidades que deixarão de ser atendidas pela companhia, oito estão localizadas no Nordeste, duas no Sudeste, uma no Centro-Oeste e uma na região Sul. Confira a lista completa abaixo:
Cidades com operações suspensas pela Azul
- Barreirinha (MA)
- Cabo Frio (RJ)
- Campos (RJ)
- Correia Pinto (SC)
- Crateús (CE)
- Iguatu (CE)
- Mossoró (RN)
- Parnaíba (PI)
- Rio Verde (GO)
- São Benedito (CE)
- São Raimundo Nonato (PI)
- Sobral (CE)
Outras mudanças
Além das suspensões de voos em 12 destinos, a Azul informou que implementará ajustes em rotas para Fernando de Noronha (PE), Juazeiro do Norte (CE) e Caruaru (PE). Veja abaixo:
- Fernando de Noronha (PE): a partir de 3 de março, os voos para o arquipélago serão operados exclusivamente a partir de Recife.
- Juazeiro do Norte (CE): a partir de 10 de março, os voos com origem nesse destino terão como destino final o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), principal hub da Azul.
- Caruaru (PE): devido à baixa ocupação, as operações serão readequadas, passando a ser realizadas com aeronaves Cessna Grand Caravan, que têm capacidade para até nove passageiros.
LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO