Close

Sanepar culpa calor pela falta de água em Ponta Grossa

Sanepar culpa calor pela falta de água em Ponta Grossa
  • Publishedfevereiro 17, 2025
Em pleno calorão, moradores de Ponta Grossa sofrem com falta de água. (Foto: AEN)

Em comunicado encaminhado à imprensa nesta segunda-feira (17), a gerente-geral da Sanepar nos Campos Gerais, Simone Alvarenga de Campos, culpou o calor pela falta de água em diversos bairros e vilas de Ponta Grossa.

Nesta segunda-feira (17) estão sem água os bairros Contorno, Santa Paula, Ronda, Boa Vista, Chapada, Nova Rússia, Periquitos e Los Angeles.  Mas nos últimos dias outros bairros e vilas também registraram falta de água, como o bairro de Uvaranas.

Segundo a gerente, “a Sanepar reduziu em 10% o abastecimento em diversos locais por conta do alto consumo”. A empresa afirma que “devido ao calor, o consumo de água aumentou 25% na cidade”.

“Estamos enfrentando dias de muito calor na cidade, onde passamos de 31º e com isso o consumo de água aumentou em 25%. Nós tivemos que restringir o abastecimento em cerca de 10% do volume distribuído para que o reservatórios possa se recuperar”, afirmou a gerente da Sanepar. Simone Alvarenga de Campos.

Conforme Simone, “a Sanepar vai concluir, em abril, uma obra que deverá ampliar em 15% a produção de água potável, fazendo uma nova captação e uma nova adutora no Rio Pitangui”.

A gerente-geral da Sanepar nos Campos Gerais, Simone Alvarenga de Campos, disse estão previstas obras que serão entregues entre 2026 e 2027 com novo sistema de abastecimento no Rio Tibagi. “Vamos incrementar 300 litros por segundo numa primeira etapa e mais 600 litros por segundo na etapa seguinte, para que a gente possa realmente fazer o acompanhamento da demanda”, disse.

Simepar desmente Sanepar sobre “nível crítico de água”

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) somente entre os dias 1º e 16 de fevereiro, o acumulado de chuvas em Ponta Grossa foi de 77,4 milímetros. De acordo com o Simepar, o valor é três vezes maior que as chuvas registradas na cidade no mesmo período do ano de 2024, 25,8 mm. 

Ou seja, não falta água para abastecer a cidade, o problema está no sistema de abastecimento da Sanepar.

Em janeiro de 2025, o acumulado de chuvas foi de 159 mm. Em 31 dias, o Simepar registrou 173 mm de chuvas em Ponta Grossa.

Deixe uma resposta