Número de imóveis e terrenos cadastrados para o IPTU 2025 cresce 16% em PG


para o IPTU 2025 cresce 16% em Ponta Grossa. (Foto: PMPG)
Os boletos para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 em Ponta Grossa já estão disponíveis no site da Prefeitura desde o início do mês. Em 2025, o valor total emitido em boletos para o imposto chegou a quase R$ 126 milhões.
Os números apurados pela Secretaria Municipal da Fazenda apontam mais um indicativo do crescimento econômico e do desenvolvimento da cidade: em comparação com 2024, o número de imóveis, terrenos e empreendimentos cadastrados para o pagamento do imposto aumentou 16%.
No ano passado, a Prefeitura emitiu 181,5 mil cadastros. Neste ano, o total subiu para 210,7 mil emissões de IPTU. “Na prática, isso mostra que nossa cidade tem cada vez mais residências, comércios e indústrias, o que reforça o ambiente favorável para pequenos e grandes empresários, além da população que escolhe Ponta Grossa para morar e investir”, destacou a prefeita Elizabeth Schmidt.
Outro ponto ressaltado pela Prefeitura é o aumento constante do número de contribuintes que realizam o pagamento do IPTU em dia. “Nossas políticas de justiça fiscal e iniciativas como o IPTU Premiado têm se mostrado cada vez mais eficazes, fortalecendo o caixa municipal e possibilitando mais investimentos para melhorar a qualidade de vida da população”, afirma o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.
Como fazer o pagamento?
Assim como no ano passado, a população pode acessar os boletos de duas formas:
– On-line, pelo site da Prefeitura;
– Presencialmente, na Praça de Atendimento, localizada no Paço Municipal.
Para emitir pela web, basta acessar
https://servicos.pontagrossa.pr.gov.br/portal-contribuinte/consulta-carne, inserir os dados pessoais ou da empresa e escolher uma das opções:
– Pagamento à vista, com 15% de desconto;
– Parcelamento em até 10 vezes sem juros.
Tanto o pagamento à vista quanto o vencimento da primeira parcela ocorrem no dia 20 de março de 2025. O pagamento pode ser feito via Pix (QR Code disponível no boleto) ou na rede de bancos credenciados. O boleto também pode ser acessado pelo aplicativo Oxy Cidadão, o mesmo utilizado no programa Nota PG.