Close

Segurança pública foi tema de audiência em Ponta Grossa

Segurança pública foi tema de audiência em Ponta Grossa
  • Publishedfevereiro 20, 2025
Audiência pública foi organizada pelo deputado Marcelo Rangel (PSD) e contou com a participação de autoridades da segurança pública de todas as esferas.

Ponta Grossa discutiu em audiência nesta quarta-feira (19) a situação da segurança pública. O encontro ocorreu na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa. O evento foi organizado pelo deputado estadual Marcelo Rangel (PSD).

Participaram do encontro chefes das áreas de segurança, como Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, entre outras autoridades.

Durante o evento, o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, destacou investimentos de 38 milhões na segurança, sendo R$ 18 milhões somente na Guarda Municipal e a contratação de mais profissionais. Atualmente atuam na cidade 316 guardas municipais, segundo o secretário.

“Em quatro anos foram investidos R$ 18 milhões, recentemente a prefeita anunciou a contratação de mais 100 profissionais. Hoje a guarda atua com um trabalho ostensivo junto com as demais forças policiais, não é somente patrimonial, como era quando foi criada”, afirmou. O secretário apresentou um balanço dos quatro anos e dos primeiros meses de 2025. (confira no final do texto)

O delegado chefe da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa, Nagib Nassif Palma, afirmou que hoje há uma integração entre as polícias. “Trabalhamos em conjunto com todos da segurança realizando diversas operações, que tem trazido um bom resultado”. Segundo o delegado, Ponta Grossa tem elucidado a maior parte dos homicídios: “somente em 2024 tivemos 86 % elucidação”. (Veja no final do texto o balanço apresentado pelo delegado)

Rangel afirma que sugestões serão encaminhadas ao Governo do Estado

O Blog da Mareli Martins conversou com o deputado Marcelo Rangel e segundo ele, todos as questões levantadas serão encaminhadas ao Governo do Estado e discutidas na Assembleia Legislativa do Paraná.

“Fiquei feliz pela participação de toda a segurança regional e da prefeitura, hoje fizemos um diagnóstico de tudo e vamos trabalhar em cima do que foi levantado aqui”, disse”.

O lado negativo foi a baixa participação da população: “acredito que deveria ter uma participação mais efetiva da população, mas foi uma audiência muito técnica”, afirmou o deputado.

E na prática, vai mudar o que?

Segundo o deputado Marcelo Rangel, a audiência servirá para melhorar a segurança pública. “Hoje foi falado aqui sofre a participação do judiciário, pois a polícia prende, mas o poder judiciário solta e precisamos discutir isso. Então hoje todos puderam mostrar o seu trabalho e agora vamos trabalhar, inclusive com projeto de lei já na próxima semana, para melhorar. E precisamos tratar também de questões sociais que aumentam a criminalidade.

Ouça a entrevista

DADOS SEGURANÇA PÚBLICA DE PONTA GROSSA

DADOS DA 13ª SDP DE PONTA GROSSA

Deixe uma resposta