Close

Falta de água em PG: Sanepar anuncia poço artesiano como medida emergencial

Falta de água em PG: Sanepar anuncia poço artesiano como medida emergencial
  • Publishedfevereiro 22, 2025
Poço artesiano será interligado neste fim de semana: Sanepar diz que esta “é uma das medidas emergenciais para o problema da falta de água em Ponta Grossa”.(Foto: Assessoria)

A Sanepar informou que vai concluir neste fim de semana a operacionalização de um poço artesiano em Ponta Grossa, como medida emergencial para a falta de água na cidade. A empresa culpa “o calor pela falta água devido ao alto consumo”. A desculpa foi a mesma dada pela prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União Brasil): “enquanto estiver calor, vai faltar água”. Elizabeth também pediu que a população economize água: “podem tomar banho, mas não precisa tomar três banhos”.

Segundo a gerente geral da Sanepar na Região Sudeste, Simone Alvarenga de Campos, o poço vai abastecer cerca 3,6 mil habitantes. “O poço possibilitará o atendimento de cerca de 3,6 mil habitantes com a água tratada e distribuída, aliviando a demanda da atual Estação de Tratamento de Água de Ponta Grossa”, disse.

Conforme a gerente da Sanepar estão em andamento para que o abastecimento possa melhorar na cidade. Entre as medidas anunciadas está o aproveitamento ampliado do poço artesiano, a substituição da bomba submersa da unidade, permitindo o aumento de sua capacidade de produção para 250 metros cúbicos por hora, reservatório para tratamento, uma estação elevatória de água tratada e 3 mil metros de adutora, com 225 milímetros de diâmetro, possibilitando o atendimento de mais 8,4 mil habitantes, a instalação de mais uma estação elevatória de água tratada e 500 metros de adutora, o que tornará possível ampliar a área de atendimento da água tratada no poço para cerca de18 mil habitantes. 

OUTRAS MEDIDAS EMERGENCIAIS

A Sanepar ajustou a forma de divulgação das manobras operacionais para manter o abastecimento de água em Ponta Grossa. O número de caminhões-pipa disponibilizado para atendimento emergencial a unidades essenciais de saúde, educacionais e prédios públicos, também foi ampliado

Nesta última semana, foram transportados 1.432  litros de água através de caminhões-pipa, com capacidades de 12, 25 e 58 mil litros de água, para suprir a necessidade de abastecimento de hospitais, laboratórios, penitenciárias, escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI´s), Unidades de Pronto Atendimento à Saúde (UPAS) e Universidades.

O alinhamento das necessidades está sendo feito diretamente entre a Sanepar e as secretarias municipais e  estaduais, de acordo com o cronograma das manobras.

POPULAÇÃO RECLAMA QUE SANEPAR NÃO CUMPRE CRONOGRAMA DE RODÍZIO DE ÁGUA

Diversos moradores de Ponta Grossa relataram ao Blog da Mareli Martins que a Sanepar está descumprindo o cronograma de rodízio de água nas vilas e bairros. A empresa informou os locais que ficarão sem água até a próxima sexta-feira (28), mas descumpriu o cronograma.

“Aqui no Contorno era pra faltar água no domingo, eles informaram. Mas sexta cheguei do trabalho no fim da tarde e já não tinha água. Além de cortar nossa água, a Sanepar não cumpre nem os avisos de cortes”, reclamou Eliane Machado.

O comerciante da Vila Chapada, Lúcio Gonçalves Ribeiro, disse que está tendo inúmeros prejuízos. “Tenho restaurante aqui na região e fica difícil nosso trabalho, pois usamos bastante água. Eu tive prejuízos e quero saber se a Sanepar vai me indenizar?, perguntou

Ele também alertou sobre o descumprimento do cronograma da falta de água: “essa lista da Sanepar sim é lista fake news, tudo mentira, eles cortam a nossa água quando querem e cobram a conta igual”.

LEIA MAIS

Deixe uma resposta