Close

Deputado Arilson pede que Sanepar solucione falta de água e cobra investimentos

Deputado Arilson pede que Sanepar solucione falta de água e cobra investimentos
  • Publishedmarço 12, 2025
Munícipios do Paraná sofrem com falta de água nas torneiras, mesmo com excesso de chuvas: deputado Arilson Chiorato pede providências da Sanepar. (Foto: Assessoria)

O deputado e líder da Oposição na Assembleia Legislativa do Paraná, Arilson Chiorato (PT), denunciou a falta de água em diversos municípios do Paraná. Durante a sessão de segunda-feira (11) o deputado cobrou investimentos da Companhia Paranaense de Abastecimento do Paraná (Sanepar).

“A água é essencial para a vida, para a humanidade e para a existência dos seres. Hoje, enfrentamos um problema grave que já afeta milhares de paranaenses. A Sanepar [Companhia de Saneamento do Paraná] enfrenta grandes dificuldades para apresentar soluções”, disse.

Um das cidades mais afetadas pelo desabastecimento é Ponta Grossa, nos Campis Gerais, que teve redução do abastecimento de 7% a 10%, mesmo com índice alto de chuvas em janeiro e fevereiro.

Curitiba, Apucarana, Borrazópolis, Londrina e outras cidades também registram cortes frequentes. Para o líder da Oposição, o problema vai além de fatores climáticos.

“Está nítida uma piora na logística da distribuição. Mesmo com chuvas, a Sanepar mantém o racionamento e não apresenta soluções”, afirmou o deputado.

Sanepar culpa o calor e fará revisão tarifária junto com a Agepar, mesmo com falta de água

A justificativa oficial para a crise tem sido o calor e o consumo elevado. No entanto, a Oposição aponta que a verdadeira questão é a falta de investimentos em infraestrutura. “

A gente precisa conversar com a direção da Sanepar e descobrir o que aconteceu no estado. Não se trata de uma única região afetada, são várias. Então, o problema muito provavelmente é de gestão, de infraestrutura e logística”, disse Chiorato.

Paralelamente, Sanepar e Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) discutem uma nova revisão tarifária. Além de sofrer com a falta d’água, a população pode pagar ainda mais caro. “O povo paranaense está preocupado com essa reforma que está acontecendo”, alertou o parlamentar.

Líder do governo culpa “calor” e “alto consumo” pela falta de água

O líder do governo de Ratinho Jr na Alep, Hussein Bakri, culpa “calor” e “alto consumo” pela falta de água no Paraná. (Foto: Orlando Kissner/Alep)

Na mesma linha da Sanepar e da Prefeitura de Ponta Grossa, o deputado e líder do governo de Ratinho Jr (PSD) na Alep, Hussein Bakri (PSD), deu como desculpa para a falta de água altas temperaturas e o alto consumo.

“Esses problemas ocorrem no Brasil inteiro e realmente cidades do Paraná estão enfrentando isso, mas temos fatores contribuindo pra isso, como calor e consumo exagerado”, declarou.

REUNIÃO COM A SANEPAR

Bakri propôs uma reunião entre os deputados e a diretoria da Sanepar par discutir o problema e buscar soluções. A ideia foi aceita pelo deputado Arilson, que agora aguarda a data do encontro.

Rangel finalmente se manifesta

O deputado de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PSD), pegou um gancho na fala de Arilson Chiorato e se manifestou, finalmente, sobre a questão da falta de água. Foi a primeira vez que Rangel falou sobre o problema na Alep.

“Eu gostaria de me colocar à disposição para discutir esse tema junto com a Sanepar e me coloco à disposição junto com a comissão de Fiscalização”, afirmou.

Os dois representantes de Ponta Grossa na Alep são da base do governo de Ratinho Jr, Marcelo Rangel e Mabel Canto (PSDB).

SAIBA MAIS SOBRE A FALTA DE ÁGUA

Deixe uma resposta