Close

Sanepar diz que problema da adutora do Pitangui em PG será solucionado até quarta (19)

Sanepar diz que problema da adutora do Pitangui em PG será solucionado até quarta (19)
  • Publishedmarço 18, 2025
Sanepar diz que problema da adutora do Pitangui em PG será solucionado até quarta (19). (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informou nesta segunda-feira (17) que a falta de água por conta da interligação da nova adutora do Pitangui, em Ponta Grossa, será resolvida até quarta-feira (19). Mas neste caso, trata-se do terceiro prazo dado pela empresa.

A empresa não se manifestou sobre os outros problemas de falta de água que ocorrem desde janeiro, embora o prazo dado no dia 19 de fevereiro era que “em 20 dias não faltaria mais água”, promessa que também não foi cumprida pela Sanepar.

Informações de bastidores dão conta de que “houve problemas técnicos e vazamentos durante a interligação da adutora do Pitangui” e por isso a cidade está sem água. Mas a Sanepar não confirmou essa informação.

O desabastecimento por conta da obra começou no domingo (16) e a previsão inicial era que os trabalhos seriam concluídos no mesmo dia até 19h, com retorno do abastecimento, cronograma que não foi cumprido pela Sanepar. Dessa forma, todas as regiões da cidade seguem sem água nesta segunda-feira (17).

E a Sanepar deu um novo prazo de reabastecimento que seria terça-feira (18). E agora a última previsão de retorno da água é quarta-feira (20), sem horário estipulado pela Sanepar.

VEJA A NOTA DA SANEPAR SOBRE A ADUTORA DO PITANGUI

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informa que, no início da noite desta segunda-feira (17), concluiu mais uma etapa das intervenções da nova adutora da captação Pitangui. Outras intervenções ainda serão necessárias até que ela seja integrada ao sistema existente.

A operação normal da captação Pitangui está sendo retomada na noite desta segunda-feira (17). A recuperação dos reservatórios, bem como a regularização do sistema, ocorrerá gradativamente no decorrer desta terça-feira (18) e quarta-feira (19).

A Sanepar reitera que suas equipes continuam trabalhando ininterruptamente para que o sistema de abastecimento de Ponta Grossa seja normalizado de forma definitiva. Para isso, a paralisação da captação Pitangui foi imprescindível. Esta etapa de interligação se fez necessária para permitir o aumento da disponibilidade de água para a população ainda neste mês de março.

Na tarde desta segunda-feira (17), os diretores da Sanepar Fernando Guedes (Administrativo) e Bihl Zanetti (Comercial) estiveram reunidos, a pedido da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, com secretários municipais, o presidente da Câmara Municipal, Júlio Küller e o vereador Guilherme Mazer, na sede do Poder Executivo Municipal para prestar esclarecimentos sobre a execução das obras de ampliação do sistema de abastecimento da cidade e a situação do fornecimento de água em Ponta Grossa.

Na reunião, os diretores se comprometeram a informar o passo a passo do processo de continuidade das obras da nova adutora, bem como a manter atualizadas as informações sobre a normalização do abastecimento. O diretor de Operações da Sanepar, Sérgio Wippel, está acompanhando pessoalmente o andamento das obras e a retomada da captação Pitangui desde domingo (16).

LEIA MAIS

Deixe uma resposta