Procon no Calçadão de PG: órgão orienta população sobre contas da Sanepar


O Procon da Prefeitura de Ponta Grossa realiza nesta segunda-feira (24), uma ação de orientação aos consumidores sobre as contas da Sanepar. A atividade será realizada das 11h às 16h no Calçadão.
A ação acontece depois do anúncio oficial da Justiça sobre medida determinando à Sanepar que suspenda cobrança das tarifas de água e esgoto por 30 dias para os consumidores, devido à falta de água para os consumidores.
Ponta Grossa segue enfrentando mais de um mês de manobras no abastecimento, problemas diversos que ainda causam falta de água.
O problema começou em janeiro depois que a Sanepar reduziu o abastecimento entre 7% e 10%. Recentemente a cidade chegou a ficar cinco dias sem água.
A Sanepar começou uma interligação no Pitangui no dia 16, mas deu problema e ocorreram vazamentos. Dessa forma, a cidade ficou por mais de cinco dias sem água. Uma peça da adutora não deu certo e tiveram que colocar outra, que também deu problema.
A Sanepar disse que “era fake news”, mas o governador Ratinho Jr confirmou a informação. Ele que só faltou após de três meses de falta de água na cidade.
Como vai funcionar a suspensão na prática
As leituras continuarão acontecendo, porém os consumidores não receberão fatura com valores a pagar no próximo ciclo, devido à falta de água do último mês. A fatura chegará mas sem apresentar cobrança. Também houve a suspensão dos cortes por falta de pagamento por mais 60 dias na cidade.
Povo exige mais tempo de fatura suspensa
A população de Ponta Grossa tem se manifestado com pedido de que ocorra suspensão das tarifas por mais tempo, pois a cidade enfrenta falta de água de desde janeiro.