
Irmão do presidente Lula, o sindicalista José Ferreira da Silva, o Frei Chico, é diretor vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, uma das entidades na mira da Polícia Federal por lucrar fraudando benefícios de aposentados do INSS.
Apesar dos mandados da Justiça contra o sindicato que Frei Chico ajuda a comandar, o irmão de Lula não foi alvo de mandados nesta fase da operação.
Segundo a PF, entidades como a comandada pelo irmão de Lula drenaram, entre 2019 e 2024, cerca de 6,3 bilhões de reais das contas de beneficiários da Previdência.
Esses sindicatos descontavam parte da aposentadoria recebida por idosos de forma ilegal, alimentando uma rede criminosa agora sob investigação.
O sindicato gerido por Frei Chico foi alvo de buscas da PF nesta quarta e também foi descredenciado a continuar atuando em nome de aposentados. A entidade nega as acusações.
A ação da PF resultou, nesta quarta, na demissão do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. Lula não se manifestou publicamente sobre o envolvimento da entidade comandada pelo irmão dele no esquema criminoso.