Tarifa de ônibus fica mais cara em Ponta Grossa a partir desta quarta-feira(1º)


Os usuários do transporte coletivo de Ponta Grossa precisam preparar o bolso, pois tarifa de ônibus fica mais cara a partir desta quarta-feira (1º). O aumento foi anunciado pela Prefeitura de Ponta Grossa no dia 1º de julho. O novo valor para o usuário será de R$ 5 (atualmente o usuário paga R$ 4). No entanto, a Prefeitura repassa recursos públicos para a Viação Campos Gerais (VCG), responsável pela concessão do transporte, para completar o valor da tarifa técnica. Esta tarifa técnica tem oscilação de valores, mas já chegou a R$ 7,43. Essa diferença é paga com o subsídio para a VCG.
Se a tarifa técnica for R$ 7,43, por exemplo, isso significa que o usuário pagará R$ 5 e a Prefeitura repassa o restante, R$ 2,43, por meio do subsídio. Dessa forma, o transporte público hoje é totalmente custeado pela população de Ponta Grossa, incluindo quem não utiliza o transporte coletivo.
Para amenizar o impacto do aumento da tarifa para o usuário, a Prefeitura anunciou que aos domingos os valor será de R$ 2, na chamada “tarifa domingueira”.
A Prefeitura de Ponta Grossa falou sobre os 25 novos ônibus da VCG, dando entender que isso é justificativa para o aumento da tarifa. Mas vale lembrar que somente com os valores alto em subsídio repassados para a VCG, já seria possível pagar essa conta.
Com prorrogação com a VCG (sem nova licitaçã0), aumento pode ser questionado na Justiça
Atualmente não existe um contrato por conta da nova licitação que não ocorreu, a VCG teve três prorrogações, visto que o contrato encerrou no dia 13 de junho de 2023. No entanto, a Prefeitura não fez a nova licitação. Dessa forma, o aumento da tarifa não tem segurança jurídica e qualquer cidadão pode questionar.
Hoje podemos dizer que a VCG tem um “regime de concessão emergencial”. Aliás, neste caso, a Prefeitura poderia ter feito uma contratação emergencial abrindo espaço para outras empresas, já que alega que a nova licitação segue emperrada Justiça. E mesmo em 2023, por falta de nova licitação, outras empresas poderiam ter entrado na cidade, mesmo que de forma emergencial, mas a VCG é sempre a “preferida” dos governos de Ponta Grossa.
Prefeitura repassou mais de R$ 76 milhões para VCG entre 2023 e 2025
O Portal Mareli Martins apurou que a Prefeitura de Ponta Grossa repassou para a VCG, em forma de subsídio, R$ 76.873,260,93 (setenta e seis milhões, oitocentos e setenta e três mil e noventa e três), entre os anos de 2023 (abril) até 2025 (junho).
Veja os repasses da Prefeitura para a VCG por ano:
2023: R$ 28.2o4.756,60
2024: R$ 30.495,171,58 (superou os R$ 28 milhões inicialmente aprovados pela Câmara dos Vereadores).
2025: R$ 18.173.332,75
TOTAL (2023, 2024,2025)= 76.873,260,93
Veja os repasses
Prefeita de PG diz que “aumento na tarifa de ônibus é necessário para manter o serviço e a qualidade”
Ao anunciar o aumento, no dia 1° de julho, a prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil) disse que o aumento foi necessário para manter o serviço funcionando e falou em qualidade, embora a opinião de quem usa o transporte público, é de que não há qualidade.
“Eu sei que ninguém gosta de falar sobre o aumento da tarifa, nem eu, e entendo o impacto que isso tem no dia de muitas famílias, mas eu também tenho a responsabilidade de cuidar da cidade como um todo. São mais de dois anos sem reajuste na passagem e durante todo este tempo a prefeitura manteve o sistema funcionando com subsídios importantes e isso vai continuar. Agora para garantir o funcionamento do transporte e a qualidade, tivemos que atualizar o valor da tarifa para cinco reais”, disse a prefeita.
Elizabeth destacou o valor menor nos domingos. “A boa noticia é a tarifa domingueira, com valor dois reais para que as famílias possam circular e aproveitar a cidade”, afirmou.
Segundo a prefeita, em setembro serão entregues novos ônibus e com “modernidade”. “E a partir de setembro serão vinte e cinco novos ônibus, todos com ar condicionado e mais segurança. É um passo muito difícil, mas necessário”, declarou.
Veja a declaração da prefeita de Ponta Grossa
População reclama de superlotação e retirada de linhas
Para a VCG o transporte como “negócio” vai muito bem, mas o mesmo não ocorre para os usuários que reclamam de diversas situações, como superlotação, falta de segurança e retirada de linhas.
O Portal Mareli Martins conversou com alguns usuários de ônibus e eles relataram muitos problemas. A moradora do Núcleo Cristo Rei, Tatiana Silva de Lima, disse que a atual gestão retirou linhas do núcleo e isso tem obrigado muitos trabalhadores a esperar mais de uma hora para voltar pra casa.
“A prefeitura retirou alguns horários do nosso ônibus, eu saio do trabalho e espero mais de uma hora pra poder entrar no ônibus e ir embora e isso é porque tiram um horário que tinha antes. Acho isso um desrespeito com o povo e principalmente com os trabalhadores”, disse.
João Ribeiro, mora no Santa Paula, ele conta que a Prefeitura retirou a linha Santa Paula/Terminal da Nova Rússia e isso tem causado transtorno. “Agora eu tenho que sair uma hora mais cedo para o trabalho, pois tenho que ir até o terminal Central e pegar um ônibus que chega à Nova Rússia, sendo que antes tinha um ônibus que saía do Santa Paula e fazia o trajeto direto para o Terminal da Nova Rússia. Aí eu pergunto para a prefeitura por qual motivo dificultam a vida das pessoas?, questionou.
Todos os entrevistados reclamaram da lotação. “Todo mundo sabe quais são os horários de pico e isso faz tempo e sempre foi lotado e está pior, seja pra ir trabalhar ou para voltar pra cada. Se a VCG sabe os horários que são mais lotados, não deveriam colocar mais veículos nesses horários? De manhã, na hora do almoço e a tarde, nós sofremos muito com a lotação, fora falta de segurança, homens que ficam se esfregando nas mulheres (um tipo de assédio”, relatou Marisa Teixeira, moradora de Uvaranas.
Sobre a tarifa que vai aumentar de R$ 4 para a R$ 5, foi grande o descontamento. “Eu podia pagar cinco reais se a qualidade fosse correspondente ao valor, mas o serviço é péssimo e caro”, disse Pedro Luiz Correia, morador do Núcleo Santa Mônica.
Para Darci dos Santos, o valor atual já era caro. “Quatro é muito e cinco é demais! Tinham é que diminuir o valor ou, pelo menos, melhorar o serviço, que é horrível. E seria interessante que a cidade saísse da mão da VCG e a prefeitura colocasse mais empresas no transporte. Talvez com a concorrência, poderemos ter um transporte melhor e mais barato”.
O contrato com a VCG deveria ter encerrado em junho de 2023, mais a Prefeitura de Ponta Grossa não fez a licitação e prorrogou com a VCG. Foram três prorrogações com a VCG desde que o contrato venceu (2023, 2024, 2025) e pelo jeito, virão outras prorrogações!