Close
Destaque POLÍTICA

Motoristas da VCG ameaçam greve no transporte coletivo de Ponta Grossa

Motoristas da VCG ameaçam greve no transporte coletivo de Ponta Grossa
  • Publishedagosto 15, 2025
Motoristas da VCG transporte coletivo ameaçam greve em Ponta Grossa.

Funcionários da Viação Campos Gerais (VCG) ameaçam nova greve em Ponta Grossa. A empresa é responsável pelo transporte coletivo da cidade há mais de 23 anos, com contrato vencido e sem nova licitação.

O comunicado foi feito pelo presidente do Sindicato dos Motoristas, Cobradores e Trabalhadores em Empresas de Transportes Coletivos (Sintropas), Luiz Carlos de Oliveira (Luizão), nesta sexta-feira (15).

Segundo Luizão, foram retiradas linhas e o horário estipulado para os motoristas está “estressante” e “impossível de ser cumprido”, o que gera problemas aos trabalhadores e usuários.

“Para otimizar o sistema, a Prefeitura  colocou ônibus pra rodar em duas e três e linhas, tirou linhas e colocou carros para rodar mais e, com isso, os trabalhadores estão estressados pra cumprir horários impossíveis de cumprir”, disse Luizão.

O presidente do Sintropas afirmo que busca soluções com a Prefeitura e a VCG há mais de noventa dias. “Estamos há mais de noventa dias com a Prefeitura e a empresa para soluções em relação em horários impossíveis de serem cumpridos”, relatou.

De acordo com Luizão, os funcionários estão com muitas dificuldades: “eles mal conseguem ir no banheiro”.

Conforme o dirigente do Sintropas, se não houver solução, os trabalhadores podem entrar em greve, a partir de segunda-feira (18).

“Estamos alertando para possíveis paralisações a partir de segunda, se nada for feito”, disse.

Veja a declaração de Luizão

O que diz a Prefeitura de Ponta Grossa

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa esclarece que, diariamente, o Departamento de Transportes verifica o cumprimento das escalas, com um dos principais objetivos sendo a identificação de atrasos contínuos em linhas. Tais ocorrências sinalizam a necessidade de alterações nos horários, uma demanda que também pode ser apontada por profissionais da concessionária.

É crucial entender que qualquer alteração de horários é resultado de um estudo aprofundado. Não se trata simplesmente de “aumentar” o tempo entre as viagens, pois a mudança em uma única linha pode impactar diretamente outras do sistema. Além disso, sempre que há um aumento no trajeto das linhas, é evidente que também há um ajuste no prazo para o cumprimento da escala. O Departamento também monitora se os motoristas estão trafegando em velocidade acima da média praticada no transporte coletivo, o que é um sinal claro da necessidade de uma alteração na escala.

Também é fundamental levar em conta as alterações modais que ocorrem no Município. Como exemplo prático, hoje, uma das linhas com maior dificuldade de cumprimento de escala está sendo redesenhada, para posterior implantação, em virtude da recente liberação da ligação entre a Vila Cipa e o Campo Bello. 1Essa readequação não apenas proporcionará uma melhor qualidade no atendimento aos usuários, mas também terá um impacto direto no cumprimento das escalas e na fluidez do trânsito na região.

A Prefeitura reafirma seu compromisso em trabalhar constantemente para otimizar o sistema e garantir que o serviço de transporte público atenda às necessidades da população com eficiência e segurança.

 

O que diz a VCG,

,

Deixe uma resposta