Close
Destaque POLÍTICA

Número de mortos em ataques dos EUA à Venezuela sobe para 80

Número de mortos em ataques dos EUA à Venezuela sobe para 80
  • Publishedjaneiro 5, 2026
Erika Utera, irmã do operador de transmissão Carlos Bracho, abraça um familiar junto aos escombros após um ataque aéreo dos EUA destruir uma torre de TV e telefone que desabou sobre sua casa, matando uma vizinha e ferindo sua filha, em El Hatillo, nos arredores de Caracas Imagem: Maxwell Briceno / Reuters.

O número contabilizado de mortos durante os ataques de forças norte-americanas à Venezuela dobrou de sábado (3) para domingo (4), chegando a 80 pessoas, segundo apuração do jornal norte-americano The New York Times.

No sábado (3), o NYT havia divulgado 40 mortos, entre militares e civis, após os bombardeios dos EUA. A informação atualizada sobre o número de vítimas foi repassada hoje ao jornal por um alto funcionário venezuelano, que falou em condição de anonimato. Ele acrescentou que a quantidade de mortes ainda pode aumentar.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que “muitos cubanos morreram”, sem informar um número. “Sabe, muitos cubanos perderam a vida ontem à noite. Você sabia disso?”, disse Trump em entrevista ao New York Post. Ele também afirmou que nenhum militar americano morreu durante a ação.

Mais cedo, o ministro da Defesa venezuelano afirmou que grande parte da equipe de segurança de Maduro foi morta nos ataques. O general Vladimir Padrino falou sobre as supostas mortes em uma declaração pela televisão hoje, sem dar o número exato.

“Sequestro covarde [de Maduro] aconteceu depois de assassinar a sangue frio grande parte de sua equipe de segurança”, afirmou o ministro. Padrino está no cargo desde 2014 e é um militar do alto escalão venezuelano.
Detonações e sobrevoo de aviões foram ouvidos na capital Caracas nas primeiras horas do sábado. Maduro e a esposa, Cilia Flores, foram detidos durante a madrugada em “questão de segundos” e não tiveram tempo de reagir, disse Donald Trump.

Maduro e a esposa chegaram a Nova York na noite de ontem após serem capturados em solo venezuelano pelos EUA. Eles chegaram de avião no Aeroporto Internacional Stewart de Nova York.

Pouco depois do ataque, Trump havia dito que poucos norte-americanos ficaram feridos e nenhum deles morreu. Afirmou ainda que integrantes das forças norte-americanas que capturaram o presidente da Venezuela sofreram alguns ferimentos.

Deixe uma resposta