Close
Destaque POLÍTICA

Trump sugere segundo ataque contra Venezuela se governo “não se comportar”

Trump sugere segundo ataque contra Venezuela se governo “não se comportar”
  • Publishedjaneiro 5, 2026
Donald Trump assistindo à operação militar na Venezuela que culminou na captura do ditador Nicolás Maduro • Reprodução/Truth Social

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu que poderia ordenar um novo ataque à Venezuela caso o governo da presidente em exercício Delcy Rodríguez “não se comporte”.

O líder americano afirmou que os EUA estão “prontos” para um eventual ataque, embora avalie que tal ação não seja necessária.

Trump afirmou que os Estados Unidos trabalharão com os membros remanescentes do governo de Nicolás Maduro na Venezuela para reprimir o tráfico de drogas e reformular a indústria petrolífera, em vez de pressionar por eleições imediatas para instalar um novo governo.

Na noite deste domingo (4), a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse que quer trabalhar “junto” aos Estados Unidos em uma “agenda de cooperação, orientada para o desenvolvimento compartilhado, dentro da estrutura do direito internacional”.

Com a ausência de Maduro, capturado pelos EUA em meio a um ataque militar na madrugada de sábado (4) em Caracas, Delcy, vice-presidente titular do país, passou a ser considerada a governante em exercício da Venezuela.

Mais cedo, neste domingo, Delcy recebeu apoio das Forças Armadas da Venezuela. Mesmo Trump já se referia à vice-presidente titular como a líder em exercício do país, embora diga que, se seu governo “não se comportar”, os Estados Unidos podem realizar um novo ataque contra o território venezuelano.

Deixe uma resposta