Vereador quer criar o Dia dos Pobres em Maringá: projeto causou polêmica


O vereador Alex Chaves (PHS) causou polêmica na cidade de Maringá, no Norte do Paraná, pela elaboração de um projeto que pretende implantar o Dia dos Pobres. O projeto não foi bem recebido por vereadores e pela população de Maringá. “Pegou mal”, dizem os moradores.
Nas redes sociais moradores questionaram o vereador sobre o sentido do projeto. E com toda razão! Afinal, pobreza não é algo para ser celebrado ou comemorado.
Mas o vereador disse, em um vídeo publicado na internet, que a “ideia não é celebrar a pobreza, mas dar visibilidade às pessoas pobres”.
Alex Chaves destacou que seu objetivo é “promover ações de solidariedade” e proporcionar “discussões públicas sobre o assunto”.
O vereador afirmou que linha adotada por ele levou como exemplo o Papa Francisco, que no ano passado instituiu o Dia Mundial do Pobre. “Não é a celebração da pobreza, mas um dia especial para dar visibilidade aos mais pobres, com ações de solidariedade e até reflexão sobre políticas públicas”, disse Alex Chaves.
O próprio vereador reconheceu que “não soou bem” o nome ‘Dia dos Pobres’ e afirmou que “vai alterar o nome do projeto”. O nome da data pode ser substituído pelo ‘Dia da Misericórdia’ ou ‘Dia da Inclusão’. Mas o projeto ainda está tramitando pelas comissões do Legislativo.