Redução da frota do transporte coletivo de PG aumenta aglomeração e risco de contágio pelo coronavírus


A Viação Campos Gerais (VCG), empresa que possui a concessão do transporte coletivo em Ponta Grossa, informou que reduziu em 30% a frota de ônibus nesta segunda-feira (20). A empresa disse que segue o decreto 17.247, do prefeito Marcelo Rangel (PSDB), publicado quarta-feira (15).
De acordo com o decreto, o objetivo da redução é fazer com que menos pessoas utilizem o transporte, incentivando o isolamento horizontal.
Porém, na prática, a redução da frota de ônibus, que opera agora em 70% de sua capacidade, apenas favorece a empresa VCG, que terá economia de custos. A empresa já suspendeu o contrato de 100 funcionários.
Essa medida vai aumentar a lotação no transporte, principalmente nos horários de pico (que já eram lotados antes de existir coronavírus). Nesse horário, muitos trabalhadores utilizam o ônibus para chegar ao trabalho e estarão expostos a um risco maior de contaminação pelo coronavírus.
O comércio de Ponta Grossa segue funcionando de forma escalonada, mas o prefeito Marcelo Rangel sinalizou que pretende autorizar a abertura total, porém ainda não oficializou em decreto.
Vale destacar que a fiscalização do transporte coletivo é obrigação da prefeitura de Ponta Grossa. Cabe ao prefeito tomar medidas para proteger os trabalhadores e demais usuários do transporte coletivo, que com essa medida, estão graves riscos de contaminação pelo coronavírus.
Está na hora de pensar na população e não na empresa que opera o transporte coletivo. Empresa que já aplicava uma tarifa cara e que não corresponde com a qualidade do transporte coletivo.
3 Comments
isso é injusto ,o governo esta ajudando pequenas emprezas .
Quanto menos onibus maior aglomeração .
Sendo assim .
vão matar todos e tambem vão morrer .
por favor fica aqui minha indgnação .
por favor salvem vidas .
coloquem onibus nas ruas e implorem ajuda dos governantes .
tdd sabemos que tds estão fazendo o melhor ,mas ponta Grossa deixa a desejar.
As eleições virão .
salvem vidas .
Ou tds morreram inclusive os politicos .
nada escapa aos olhos do de Deus
Lei de oferta e procura! Mais passageiros = mais ônibus. Menos passageiros = menos ônibus. A distorção é quando a mão do governo intervém e distorce o processo!?
Está foto e antiga … Está foto e de quando teve greve na empresa … E colocam pra dizer que e do coronavirus . Por favor né…