Ricardo Barros é oficializado como novo líder do governo na Câmara: Barros é integrante do ‘Centrão’


O deputado paranaense, Ricardo Barros (PP-PR), assumiu oficialmente a liderança do governo de Bolsonaro na Câmara Federal. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (18). Barros vai substituir o deputado Victor Hugo de Araujo Almeida (PSL-GO).
Ricardo Barros é deputado pelo Progressistas, partido que integra o bloco de partidos conhecido como “Centrão”. Atualmente, o conjunto de siglas tem integrado formalmente a base de apoio ao governo de Jair Bolsonaro. A mudança retira o PSL, ex-partido do presidente, do protagonismo das articulações políticas na Câmara. Historicamente, o apoio do Centrão assegura a aprovação de pautas relevantes para o governo no Congresso.
Em vídeo publicado por Ricardo Barros no Instagram, nesta terça-feira (18) Bolsonaro destacou que atuou ao lado de Barros na Câmara Federal, por 10 anos. E lembrou que já fez parte do PP.
“Estive no Progressistas por dez anos. Temos um bom relacionamento lá de trás. Ele aceitou prontamente a honrosa missão de liderar o governo na Câmara. Ele já vinha fazendo isso, nos potencializaremos a aprovação de projetos na Câmara que interessam pra todos nós. Tudo isso dentro do nosso projeto de mudar o Brasil”, disse o presidente Bolsonaro.
Ricardo Barros pediu apoio aos demais deputados. “Agradeço a oportunidade de juntos construirmos um Brasil melhor. Peço o apoio de todos os meus colegas deputados”.
Aos 60 anos, Ricardo Barros cumpre atualmente o sexto mandato como deputado federal. Antes de assumir a Câmara, foi prefeito de Maringá (1989-1993).
Ricardo Barros já foi líder do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e vice-líder dos governos Lula e Dilma Rousseff (ambos do PT). Além disso, foi ministro da Saúde no governo Michel Temer.