Em convenção, PSDB retira candidatura de Cesar Silvestri ao governo do Paraná


Em convenção partidária realizada nesta quarta-feira (20), o PSDB retirou a candidatura de Cesar Silvestri Filho ao governo do Paraná. O ex-prefeito de Guarapuava vai disputar uma vaga no Senado.
“Não é o que eu queria, não é o que o Paraná precisa, é muito triste o Paraná caminhar para uma eleição plebiscitária e vinculada à polarização nacional. Mas não tinha como eu ser candidato de mim mesmo”, disse Cesar Silvestri Filho.
Ocorre que alguns tucanos pularam para os lados do governador e pré-candidato à reeleição, Ratinho Junior (PSD).
E na esfera nacional o PSDB integra a federação com o Cidadania, que já havia declarado apoio para Ratinho Junior.
Ao Blog da Mareli Martins, o presidente do PSDB negou acordo com Ratinho Junior. O partido tem como presidente o ex-governador e candidato à Câmara Federal, Beto Richa.
Richa disse que o PSDB optou pela “neutralidade” em relação à disputa ao governo do Paraná. “O que decidimos na convenção foi em busca do consenso e unidade da federação. Em relação ao governo do estado, tivemos uma decisão unânime de neutralidade”, disse Beto Richa sobre estar ao lado de Ratinho Junior.
Nos bastidores circula a informação de que o PSDB negociou com Ratinho Junior por meio do ex-deputado federal, Valdir Rossoni, ex-chefe da Casa Civil no governo de Beto Richa.
Outro que brigou pela retirada da candidatura de Cesar Silvestri Filho e pelo apoio ao governador Ratinho Junior foi Rubens Bueno, deputado federal pelo Cidadania.
Bueno e Silvestri já estiveram juntos no mesmo partido PPS, hoje com o nome de Cidadania. Rubens Bueno já havia dito publicamente que “prefere Ratinho Junior do que apoiar Cesar Silvestri. Outro articulador do apoio para Ratinho Jr é foi o deputado federal do Cidadania, Douglas Fabrício.
Com a desistência de Silvestri, a eleição no Paraná será polarizada entre Ratinho Junior (PSD) e Roberto Requião (PT).
A pressão do grupo de Ratinho Jr pela retirada da candidatura do PSDB faz parte da estratégia do governador, que já está contando vitória antecipada e dizendo que “vai vencer no primeiro turno a eleição”.