“Vamos representar a classe trabalhadora no Senado”, diz Laerson Matias


Durante entrevista à Rádio Clube de Ponta Grossa e ao Blog da Mareli Martins, nesta sexta-feira (16), o candidato ao Senado, Laerson Matias (PSOL), defendeu o que chama de “Senado de portas abertas”. Segundo o candidato, os interesses da classe trabalhadora não têm espaço hoje dentro do Senado. (Ouça a entrevista no final do texto)
Laerson citou a reforma da previdência, que foi aprovada sem uma ampla discussão com os trabalhadores.
“Votaram a reforma da previdência e as pessoas hoje estão percebendo que não vão se aposentar mais e muitos foram enganados na época da votação. Sempre que precisamos do senado para discutir questões da sociedade do Paraná não somos recebidos, as portas estão fechadas. Queremos abrir as portas para a classe trabalhadora”, disse o candidato.
“Psol não é contra tudo como dizem, mas defendemos que os trabalhadores sejam representados”, diz Laerson
Sobre a imagem do Psol de “ser contra tudo”, Laerson Matias disse que o que o partido defende é que a classe trabalhadora tenha espaço nas discussões e seja representada.
“Não somos contra a iniciativa privada, mas o empresariado já é bem representado, quem precisa de representação é classe trabalhadora”, afirmou.
Agricultura sustentável
“Nós não somos contra o agro, mas defendemos uma mudança na matriz produtiva, sabemos que o Paraná é um celeiro agrícola. O Brasil é um dos maiores exportadores de alimentos do mundo, mas o modelo baseado na monocultura da soja e do milho envenena os mananciais de água e destrói a fertilidade do solo. E pra continuar produzindo alimentos para o mundo tem que mudar esse modelo. Já é possível produzir alimentos sem veneno, mas precisamos de tecnologia, investimentos em pesquisa. Os EUA e a Europa já estão fazendo isso”, declarou.
Reforma Tributária: Tributação de grandes empresários e banqueiros
A tão esperada reforma tributária não saiu do papel no atual governo, embora tenha sido prometida na campanha eleitoral de 2018. A alta carga tributária pesa principalmente para a classe trabalhadora. E Senado e Câmara Federal podem e devem apresentar propostas sobre isso.
Laerson Matias defende a tributação de grandes fortunas e a diminuição de tributação do consumo.
“Em torno de 70% dos brasileiros vive com renda de até dois salários mínimos e quase metade dessa renda é do imposto do consumo. E o Brasil e outros dois países não tributa os lucros e os dividendos de grandes empresas, ou seja, aumenta o lucro dos acionistas de bancos e grandes empresas. O Senado precisa debater a reforma tributária, mas não somente para simplificar a arrecadação, mas para diminuir a tributação do consumo e tributar as grandes fortunas”, defendeu Laerson Matias.
“Estamos com Lula para defender a democracia”
O Psol sempre defendeu candidatura própria à Presidência, mas neste ano o partido está apoiando o candidato Lula (PT).
Laerson Matias disse que isso é justificado pela necessidade de tirar Bolsonaro (PL) do poder e defender a democracia.
“Abrimos mão do nosso projeto de candidatura própria para entrar nessa frente de defesa da democracia. Todos sabem que não estamos num ambiente político normal. Num ambiente normal o Lula disputaria a eleição contra o Alkmin, por exemplo, pois esse é o espectro da democracia nacional. A nossa aliança com o PT também não é normal, mas se justifica pela necessidade de colocar alguém na presidência que respeite a democracia”, disse
“Bolsonaro não respeita a democracia”
Laerson Matias criticou a forma truculenta do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).
“Temos um presidente que não respeita a legislação e a democracia, não respeita as urnas e se perder vai dizer que foi roubado. Ele prega golpe em praça publica e diz que o exército é dele. Nós precisamos reestabelecer a paz e o espaço democrático e colocar na presidência alguém que tenha respeito pelas mulheres, pelos negros, pela comunidade LGBT, pela imagem do Brasil no mundo”.
“Psol disputa o senado contra caciques da política”
O candidato do Psol falou sobre a desigualdade em disputar o Senado com caciques da política, como Alvaro Dias (Podemos), que está há 32 anos no Senado.
“Em pesquisas as pessoas não votam em quem não conhecem, nisso temos dificuldade. O Alvaro tem de mandato quase a minha idade, ele é profissional d da política, é do centrão e dos partidos de aluguel. A questão é saber o que o Alvaro pode fazer pelo Paraná e que ainda não fez até hoje?”, questionou.
Críticas ao ex-juiz e ex-ministro de Bolsonaro Sergio Moro
“Ele é um ex-juiz incompetente, condenou o Lula sem provas, baseado nas convicções do amiguinho Dalgnol. Ele fez tudo isso pra ganhar cargo no governo Bolsonaro e depois levou um pé na bunda do Bolsonaro. Saiu porque não conseguiu a vaga ao STF, como tinham combinado. E ainda bem que não conseguiu, pensem essa criatura no STF. Moro foi trabalhar para a Odebrecht nos EUA. Depois o Alvaro Dias o levou ao Podemos para ser candidato à presidência, mas deu uma rasteira no Alvaro e foi confiar no Bivar do União Brasil e não conseguiu disputar a presidência. Tentou fraudar o domicílio eleitoral para disputar por São Paulo e não conseguiu e agora concorre pelo Paraná. As pessoas precisam saber quem são os candidatos”, disse.
OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA
Sobre Laerson Matias
Nascido em São Miguel do Oeste, em Santa Catarina, tem 59 anos, é casado e pai de quatro filhos. Reside em Cascavel desde 1985 quando se tornou bancário do BANESTADO. Sua vida política passou por diversas etapas. Laerson militou na área da saúde pública, e foi Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Cascavel-PR. Além disso, fundou a Associação dos Portadores de Lesões por Esforços Repetitivos (APLER), com o intuito de atender pessoas lesionadas no trabalho.
Sua primeira candidatura foi a de Deputado Estadual, em 2002, pelo Partido dos Trabalhadores (PT) Em 2005 foi um dos fundadores do PSOL no Paraná, partido pelo qual foi candidato a Deputado Estadual, em 2006, e candidato a Vereador de Cascavel, em 2016. Atualmente é Diretor do Sindicato dos Bancários e Presidente do PSOL – PR.