Sergio Moro é eleito senador pelo Paraná


O candidato Sergio Moro (União Brasil) derrotou Alvaro Dias (Podemos) e foi eleito para o cargo de senador pelo estado do Paraná com 1.953.159 votos (33,5% dos votos). Seu mandato vai até 2030.
Em segundo lugar na disputa pelo Paraná ficou o jornalista Paulo Martins, do PL, com 29% dos votos. Alvaro Dias ficou com 23% dos votos, em terceiro lugar no pleito.
Aos 50 anos, Moro foi juiz federal por 22 anos e coordenou a Operação Lava Jato. Em novembro de 2018, deixou a magistratura após ser convidado pelo recém-eleito presidente Jair Bolsonaro (na época no PSL, hoje no PL) para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública. É estreante na disputa por um cargo político
O ex-ministro vai ocupar a vaga de Dias, que tentava a reeleição, e vai compor a bancada de senadores pelo Paraná com Flávio Arns (Podemos) e Oriovisto Guimarães (Podemos), eleitos em 2018 e com mandato até 2027.
Paranaense de Maringá, Sergio Moro é graduado em direito pela Universidade Estadual de Maringá, cursou o mestrado e o doutorado pela UFPR (Universidade Federal do Paraná).
“Nós vamos definir a nossa posição nos próximos dias. Hoje é um dia de reflexão, um dia de agradecimento, um dia de nós nos posicionarmos, mas de todo modo eu já falei anteriormente: jamais estaremos do lado do Lula e do PT”.