Close
Destaque

TSE julga recurso de Jocelito nesta terça (6)

TSE julga recurso de Jocelito nesta terça (6)
  • Publisheddezembro 6, 2022
Jocelito busca reverter inelegibilidade no TSE para assumir vaga na Câmara Federal. (Foto: Mareli Martins)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) colocou na pauta desta terça-feira (6), às 19h, o julgamento do recurso do comunicador Jocelito Canto (PSDB), que visa derrubar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que impugnou sua candidatura, por conta da ação feita pelo deputado Sandro Alex (PSD). O recurso seria julgado na última quinta-feira (1º), mas foi adiado. A sessão do TSE pode ser acompanhada pelo Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=KYWZVC4Hq7o

Jocelito Canto foi o mais votado em Ponta Grossa para deputado federal. Dos 74.348 mil votos que obteve, 55.694 mil foram dos eleitores da cidade. Sandro Alex (PSD) somou em Ponta Grossa 31.913 votos e Aliel Machado (PV), conquistou 20.833.

Para assumir a vaga em Brasília, Jocelito precisa reverter no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o indeferimento de sua candidata pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER), resultado da ação de Sandro Alex (PSD). Se perder no TSE, Beto Richa (PSDB) ficará com a vaga. Richa fez votação menor que Jocelito, somou 64,8 mil votos.

Sandro utilizou um processo antigo em que Jocelito Canto foi condenado quando era prefeito de Ponta Grossa. A ação trata da utilização de policial militar como segurança particular. Jocelito foi condenado a ficar oito anos inelegível por conta desse processo.

Jocelito Canto disse ao Blog da Mareli Martins que está recebendo muito apoio da população. “Estou recebendo mensagens das pessoas que torcem por mim e para que a justiça seja feita. E receber o apoio do povo é o que realmente importa. Por onde eu passo recebo o carinho da população que torce para que assuma a vaga em Brasília. Agradeço a todos que estão torcendo por mim e espero que a justiça seja feita”, disse Jocelito Canto.

A votação em PG

Jocelito Canto foi mais votado em Ponta Grossa para deputado federal, com 55.694 mil votos. Sandro Alex fez em Ponta Grossa 31.913 votos.

Na disputa da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Mabel Canto foi a mais votada em Ponta Grossa, com 51.375 mil votos e o rival Marcelo Rangel obteve 31.131 votos na cidade.

Diante da derrota em Ponta Grossa, Rangel e Sandro demonstram preocupação com as eleições de 2024, visto que a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) tem desaprovação da cidade em relação ao governo.

E Aliel Machado (PV) obteve 20.833 em Ponta Grossa.

Na soma dos votos em demais cidades, Sandro Alex foi o mais votado, com 168.157 mil votos. Aliel Machado conquistou 94.839 mil votos.

Para a Alep, representando Ponta Grossa, Mabel Canto foi a mais votada com 70.215 votos. Rangel totalizou 42.002 votos.

Written By
marelimartins

Mareli Martins é jornalista por formação e possui nove anos de atuação na área. Registro profissional: 9216/PR Objetivo do blog: Transmitir credibilidade aos leitores. O blog não possui parceria com nenhum grupo político. A intenção é disponibilizar um canal diferenciado, independente, sem amarrações políticas, com o compromisso de relatar a notícia com responsabilidade e profissionalismo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *