Em PG, deputado delegado Matheus Laiola reforça compromisso pela defesa dos animais


O deputado federal delegado Matheus Laiola (União Brasil) participou neste sábado (21) de um encontro com protetores dos animais e lideranças em Ponta Grossa. O Blog da Mareli Martins conversou com Laiola. Ele reforçou o seu compromisso com o trabalho de proteção aos animais, contra os maus-tratos e por outras demandas da área da segurança pública. (Ouça a entrevista no final da matéria)
Matheus Laiola ficou entre os dez deputados mais votados do Paraná nas eleições de 2022. Foram 132.759 votos, sendo o nono colocado entre os 30 eleitos.
Pela Polícia Civil do Paraná, em Curitiba, Laiola foi um delegado atuante no combate aos crimes praticados contra os animais, causa que ele abraçou durante a campanha e teve apoio de protetores dos animais e das Organizações não Governamentais (Ongs).
Laiola destacou que vai trabalhar para melhorar e dar condições para que os municípios possam combater os maus-tratos aos animais com uma estrutura melhor.
“Estamos retornando à Ponta Grossa para reforçar o nosso compromisso de ajudar a cidade e a região dos Campos Gerais por meio de recursos que pretendemos destinar para a prefeitura e as Ongs para melhorar o trabalho de proteção aos animais”, disse o deputado.
Questionado sobre a legislação que combate crimes ambientais e contra os animais, Matheus Laiola disse que o objetivo é fazer com que não ocorra um retrocesso das leis já existentes e buscar o aperfeiçoamento da legislação.
“O objetivo é impedir retrocessos na legislação atual e fazer com que aqueles que praticam crimes contra os animais sejam de fato punidos”, destacou.
Projeto para proibir a venda de fogos barulhentos
Durante o encontro, o deputado firmou um compromisso de elaborar um Projeto de Lei para proibir a venda de fogos de artificio com estampido (barulho).
Para o deputado, a proibição apenas da utilização destes fogos não resolve. Segundo ele, o problema está na venda e fabricação dos fogos com barulho.
Matheus Laiola afirmou que vai propor na Câmara Federal um projeto de lei para proibir a venda de fogos com estampido. E destacou que não é uma luta contra a indústria que produz os fogos e apenas a retirada do mercado dos fogos com estampido.
“Nós vamos propor a proibição da venda dos fogos com barulho, mas não somos contra a indústria de fogos, não é essa a intenção, pois temos que ser responsáveis. Agora o que não está condizente com a realidade atual são os fogos que estampido, que agridem autistas, idosos, enfermos e isso nós vamos propor. Mas é importante dentro disso a conscientização da população”, disse.
Posição de Matheus Laiola em relação ao governo Lula
O partido de Laiola, o União Brasil, ganhou três ministérios no governo de Lula (PT), mas parlamentares dividem opiniões sobre compor a base do governo.
Iniciante na política, Matheus Laiola faz o discurso de “mandato independente”, mas nem sempre na prática isso se aplica.
“Nosso mandato será independente, ou seja, o que for favorável para nossa e for bom para o Paraná e o Brasil, vamos votar a favor. E aquilo que não for bom, vamos votar contra”, afirmou.
OUÇA A ENTREVISTA COM O DEPUTADO MATHEUS LAIOLA
Projeto para proibir fogos com barulho em PG está travado há dois anos
Ponta Grossa está entre as cidades do Paraná que ainda não possui uma lei para proibir a utilização de fogos de artificio com estampido (barulho). Estes fogos trazem prejuízo para da saúde de animais, idosos, autistas, enfermos.
O mandato coletivo do Psol na Câmara dos Vereadores elaborou um projeto com a proibição do uso de fogos com estampido, mas segundo a vereadora Josiane Kieras, que esteve no evento, o projeto foi engavetado e passou por manobras para que não chegasse à votação.
“Estamos há dois anos tentanto colocar o projeto na pauta da votação. A Comissão de Constituição e Justiça segurou e no ano passado passou, mas o vereador Paulo Balansin barrou o projeto. E agora o presidente Filipe Chociai nos garantiu que o projeto será um dos primeiros da pauta de 2023. Vamos cobrar”, disse a vereadora.
Até poucos dias Ponta Grossa tinha como secretário de Industria, Comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro, que é proprietário de uma loja que vende fogos de artificio.
Há quem diga que esse foi um dos motivos que travou o projeto. Mas recentemente, a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) exonerou o secretário.
Presenças no evento
Participaram do encontro em Ponta Grossa, o secretário municipal do Meio Ambiente, André Luis Pitella, a comandante da Guarda Municipal, Maribel Krum de Andrade, a vereadora do mandato coletivo do Psol, Josiane Kieras, a presidente da Comissão de Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Gardênia Mascarelo.
E os representantes de associações protetoras dos animais: Karina Medaglia (Fauna), Rosélia Vanat (Canil lar), Bruno Briki (Aprova), Maria José Zimerman (APA-PG) e Teka Grudeski, representante dos defensores dos animais e organizadora do evento.