Close
Destaque

Paraná lidera desmatamento da Mata Atlântica na região Sul e aparece em quarto no ranking nacional

Paraná lidera desmatamento da Mata Atlântica na região Sul e aparece em quarto no ranking nacional
  • Publishedfevereiro 3, 2023
Paraná é o líder no desmatamento da Mata Atlântica na região Sul e o quarto no ranking nacional. (Foto: Divulgação/SOS Mata Atlântica)

Um levantamento feito de janeiro a outubro de 2022 pelo sistema de alertas da SOS Mata Atlântica e do MapBiomas revela que o Paraná foi o estado da região Sul que mais derrubou a floresta atlântica. A área derrubada no estado equivale a quase 20 vezes o parque Barigui, em Curitiba.

Entre os estados da região Sul, o Paraná teve 2.954 hectares desmatados, Santa Catarina1.714 hectares  e o  Rio Grande do Sul 1.177 hectares .

Dois municípios da região dos Campos Gerais aparecem em alerta pelo alto desmatamento: Prudentópolis e Ortigueira.

Conforme os dados divulgados no levantamento, de julho a outubro de 2022, o Paraná aumentou 83% a quantidade de mata derrubada.

Em todo o Brasil, 48 mil hectares de Mata Atlântica foram derrubados nos dez primeiros meses de 2022. No ranking nacional de desmatamento, o Paraná aparece em quarto lugar, atrás da Bahia, de Minas Gerais do Piauí.

No Paraná, 76% dos alertas de desmatamento são de pequenas áreas. Entre as cidades que mais cortaram a floresta no estado estão:

  1. Bocaiúva do Sul: 138 hectares;
  2. Nova Laranjeiras: 135 hectares,
  3. Prudentópolis: 110 hectares,
  4. Pinhão: 91 hectares;
  5. Ortigueira: 81 hectares.

Governo do Pará diz que vai zerar desmatamento

O secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, disse que o estado vai zera o desmatamento.

“Esse é o objetivo: desmatamento ilegal zero. A cada ano vai ter uma redução, isso vai ser de forma gradativa, não conseguimos estancar isso de um momento pro outro”, disse o secretário.

MATA ATLÂNTICA PERDEU 6.850 HECTARES EM TRÊS MESES

A Mata Atlântica, embora seja protegida pela Lei nº 11.428, conhecida como Lei da Mata Atlântica, que é lar de 72% dos brasileiros e concentra 80% do PIB nacional, segue como o bioma mais ameaçado do Brasil. Entre os meses de agosto e outubro de 2022 foi registrado o desmatamento de mais 6.850 hectares – é como se, no período, uma área de floresta equivalente a 75 campos de futebol fosse desmatada todos os dias. 

VEJA O RANKING COMPLETO

https://www.sosma.org.br/

https://lookerstudio.google.com/u/0/reporting/c4736415-edbd-4083-a000-575b11d16755/page/p_zhx7hxza2c

Home

Written By
marelimartins

Mareli Martins é jornalista por formação e possui nove anos de atuação na área. Registro profissional: 9216/PR Objetivo do blog: Transmitir credibilidade aos leitores. O blog não possui parceria com nenhum grupo político. A intenção é disponibilizar um canal diferenciado, independente, sem amarrações políticas, com o compromisso de relatar a notícia com responsabilidade e profissionalismo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *