‘Mais Médicos’ abre 30 vagas para PG: demais municípios dos Campos Gerais serão contemplados


O Ministério da Saúde publicou nesta terça-feira (18) o novo edital do Programa Mais Médicos para o Brasil com 6.252 vagas em todo o país, incluindo 1.000 postos inéditos para a Amazônia Legal. As vagas estão distribuídas em 2.074 municípios.
Conforme o edital do Ministério da Saúde, foram abertas 30 vagas para Ponta Grossa. Mas é preciso adesão dos profissionais para que todas estas vagas sejam preenchidas. Ou seja, não é possível afirmar ainda que serão contratados 30 médicos para a cidade.
Outros municípios da região dos Campos Gerais também tiveram vagas abertas para contração de profissionais: Carambeí (2), Castro (5), Imbituva (1), Jaguariaíva (3), Palmeira (3), Piraí do Sul (1), Telêmaco Borba (3). (Veja a relação completa no final do texto)
O Programa Mais Médicos utiliza critérios na distribuição das vagas como a situação de vulnerabilidade social, maior dependência do SUS para o acesso da população à saúde e a dificuldade de provimento de profissionais.
Neste edital, 47% das vagas foram destinados às regiões de alta vulnerabilidade social – 1.118 vagas aos municípios de extrema pobreza e 1.857 para contemplar a categoria alta e muito alta de vulnerabilidade.
Outras 666 vagas (10,6%) estão indicadas para os municípios do G100, ou seja, aquelas cidades com mais de 100 mil habitantes e baixo rendimento per capita.
Em relação aos municípios de média vulnerabilidade, o total é de 1.721 vagas, representando 27,5% do total do edital. As outras 14,3% serão vagas de de reposição para os demais municípios.
(Com informações do Ministério da Saúde e da Agência Brasil)
VEJA A RELAÇÃO POR MUNICÍPIO