Ato público celebra a diversidade religiosa em Ponta Grossa nesta sexta


Ponta Grossa terá nesta sexta-feira (21) um ‘Ato Público Pela Diversidade Religiosa’. O evento acontecerá na Praça Barão de Guaraúna, das 15h às 17h. A organização é URI-PG Religiões Unidas (United Religions Initiative) e conta com o apoio da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
O evento, promovido pela Iniciativa das Religiões Unidas (URI) reúne diversas tradições religiosas em Ponta Grossa, como Cristianismo, Islamismo, Hinduísmo, Espiritismo Kardecista, Umbanda, Candomblé, Tradições Indígenas e outras manifestações de fé, além de representantes da sociedade civil como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PG) e Grupo Sorriso Negro.
Segundo os organizadores, entre os objetivos do ato estão a promoção da conscientização sobre a importância da fraternidade entre as pessoas que professam diferentes crenças e a construção de projetos que promovam paz e solidariedade entre as mais variadas religiões, destacando que a esperança e o amor são poderosas forças de união.
SERVIÇO
Celebração do Dia do Respeito à Diversidade Religiosa em Ponta Grossa
Data: 21 de abril de 2023
Horário: das 15 às 17 horas
Local: Escadarias da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, a “Igreja dos Polacos”, na Praça Barão de Guaraúna, Centro de Ponta Grossa
Sobre a URI em Ponta Grossa
A Iniciativa das Religiões Unidas (URI – United Religions Initiative) é uma instituição que atua em dezenas de países e teve o seu Círculo de Cooperação em Ponta Grossa criado no último dia três de março, em Assembleia realizada na Mesquita Iman Ali. Antes disso, um evento preparatório ocorreu no Espaço Santana, nas proximidades da Catedral. A primeira reunião de trabalho foi realizada no dia 4 de abril no Terreiro de Umbanda Caboclos da Lei.
Os Círculos de Cooperação da Uri são definidos por seu enfoque centrado no respeito à pluralidade religiosa e na fraternidade entre as religiões. Em Ponta Grossa, foram definidos quatro focos de ação:
1) Diálogo inter-religioso
2) Direitos humanos
3) Educação
4) Serviços sociais e de saúde
