Curitiba terá protesto contra privatização da Copel nesta quarta (24)


Curitiba terá nesta quarta-feira (24) manifestações contra a venda de ações e todo o processo que deu início à privatização da Companhia Paranaense de Energia (Copel). O protesto está marcado para 17h, na Boca Maldita.
A mobilização leva o nome de “A Copel é nossa” e vai reunir funcionários da empresa, representantes da população, deputados da oposição ao governo de Ratinho Jr (PSD) e outras lideranças.
“A Copel é sua, é minha, é nossa, é de todos os paranaenses”, diz o presidente do PT do Paraná, deputado Arilson Chiorato.
O início da privatização da Copel foi aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pelos deputados da base do governador Ratinho Jr em dezembro de 2022. Mas com votação feita às pressas, já foram apontadas diversas irregularidades no processo, como foi apontado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
No final de março de 2023, o líder da oposição na Alep, Requião Filho (PT), solicitou ao presidente Lula (PT) a revogação do decreto que publicado em dezembro de 2022 e que permite a privatização da Copel pelo governo de Ratinho Jr. Mas Lula ainda não revogou o decreto.
“Formalizamos junto ao governo federal um pedido para que o presidente Lula revogue o decreto que está levando à privatização da Copel. Empresa pública que ganhou prêmio de eficiência, mas o governador Ratinho Jr. disse que quer privatizar para deixar ‘eficiente’. É muito mais eficiente que todas as outras privatizadas juntas!”, afirmou.