Aliel Machado é o nome mais cotado para enfrentar Rangel nas eleições de 2016


“O sonho de qualquer político é poder administrar a cidade em que ele vive, por que terá a oportunidade de transformar a vida das pessoas”, disse o deputado federal Aliel Machado.
Nos bastidores da política local quando se fala em eleições municipais, o nome do deputado federal Aliel Machado (PcdoB), aparece entre os principais cotados para a Prefeitura de Ponta Grossa. Apesar do deputado não ter declarado oficialmente sua pré-candidatura, lideranças partidárias do PCdoB e do PT, dão como certa a candidatura de Aliel Machado.
No início deste mês, o blog da Mareli Martins divulgou uma pesquisa de bastidores, que mostra um esboço do cenário das eleições do ano que vem. No levantamento Aliel Machado aparece com 24% das intenções de voto, enquanto o prefeito Marcelo Rangel (PPS) soma 17% dos votos. Em uma disputa de segundo turno entre Marcelo Rangel e Aliel Machado, Aliel venceria com 46% dos votos, enquanto Rangel atingiria 24%.
A pesquisa dividiu a cidade em oito regiões: Uvaranas e Cara-Cará, Boa vista e Vila Orfãs, Chapada e Congonhas, Jardim Carvalho e Vila Neves, Oficinas, Olarias, Ronda e Vila Estrela, Colônia Dona Luiza e Centro. Foram ouvidos 600 eleitores, com uma margem de erro de 4% e confiabilidade de 95%.
Mesmo não tendo declarado ainda a sua candidatura, o deputado federal Aliel Machado, afirmou que Ponta Grossa precisa de uma gestão mais séria e competente. “Nós queremos elaborar uma proposta coerente que possa mudar a situação que o município vive atualmente. Queremos debater a cidade com idéias concretas”, apontou.
O deputado também falou das articulações do PCdoB com outros partidos. “Nós estamos em contato com grupos políticos, para que possamos formar uma forte aliança, que visa uma mudança em relação ao atual modelo de gestão. Independente da minha candidatura, podemos garantir que o PCdoB terá, mais uma vez, uma participação efetiva nas eleições do ano que vem”, destacou o deputado federal Aliel Machado.
Uma das alianças que não está descartada é com o PDT, que tem como presidente local o deputado estadual Marcio Pauliki. Neste caso, haveria uma possibilidade de canditura de Pauliki, com apoio de Aliel Machado. Mas como na política as coisas podem mudar rapidamente, ainda não existem confirmações sobre isso.
O deputado estadual Péricles de Mello (PT), que perdeu a última eleição para Marcelo Rangel, por poucos votos de diferença, declarou que não tem a intenção de concorrer novamente e sim de apoiar a candidatura de Aliel Machado. “Não temos dúvidas
de que o Aliel é o nome mais forte para a prefeitura. Ponta Grossa precisa de uma grande mudança e nós estaremos juntos com o Aliel”, disse o deputado.
Nas eleições de 2012, Péricles conquistou 86.929 votos, que representaram 49,52% da votação, enquanto Marcelo Rangel atingiu 88.611 votos (50,48%). A diferença de votos entre o petista e Rangel foi de apenas 1.682 votos.
Aliel teve mais votos que Sandro Alex na última eleição
Um das preocupações dos irmãos Marcelo Rangel e Sandro Alex é o fato de que nas eleições do ano passado, o jovem Aliel Machado, fez mais votos que o deputado federal Sandro Alex, no município de Ponta Grossa. Aliel Machado foi eleito deputado federal, com 61.095 votos oriundos de Ponta Grossa (35.71% do total). Já o deputado Sandro Alex, se reelegeu com 43.786 votos dos ponta-grossenses (25,59 % do total). Os números mostraram um tendência de mudança na postura do eleitorado de Ponta Grossa.
Já na somatória dos votos de Ponta Grossa e região, Sandro Alex saiu na frente de Aliel Machado. Sandro somou 116,706 votos (2,10% do total) e Aliel Machado somou 82,632 votos (1,49% do total).
Outros nomes que apontam nas pesquisas de bastidores:
O blog da Mareli Martins também divulgou, no começo deste mês, na pesquisa de bastidores, que em uma disputa envolvendo os cinco possíveis candidatos, Marcio Pauliki aparece em primeiro, com 26,8 % das intenções de voto, Aliel Machado é o segundo colocado, com 24% das intenções. O prefeito Marcelo Rangel aparece em terceiro com 17,1%. Péricles de Melo aponta na quarta colocação, somando 11,2% e Pedro Wosgrau Filho somou, na quinta posição, 5,3% das intenções de votos.