Presidente da Câmara de PG afirma que é contra o aumento de impostos


Os vereadores de Ponta Grossa abriram as sessões nesta quarta-feira (16). E já está em trâmite o projeto de lei que visa aumento de impostos, mas ainda sem definição de data para a votação. O prefeito Marcelo Rangel (PPS) encaminhou a proposta na sessão extraordinária, que ocorreu no dia 18 de janeiro, mas os vereadores retiraram da pauta. Em entrevista à Rádio T e ao Blog da Mareli Martins, o presidente da Câmara Municipal, Sebastião Mainardes Júnior (DEM), que faz parte da base do governo, disse que é contrário à proposta do prefeito.
A intenção de Rangel é aumentar os tributos do Imposto Sobre Transmissão de Bens Móveis (ITBI), cobrado em todas as transações de compra e venda de imóvel. E também do Imposto Sobre Serviço (ISS), que incide sobre a prestação de serviços. No caso do ITBI, a proposta de aumento é de 2% para 3% e do ISS pode variar de 3% para 5%.
Mesmo sendo do grupo de apoio ao prefeito, o vereador Mainardes reconheceu que o momento não é viável para aumento de tributos e se colocou contrário a proposta. “Nesse momento acho que ninguém é favorável. É um momento difícil para o país devido a crise e qualquer aumento vai gerar impacto a todas as pessoas. Não sei o que o Executivo vai fazer, mas eu tenho uma posição contrária ao aumento de imposto”, declarou.
Segundo Mainardes, o projeto está tramitando pela casa, com prazo e terá que seguir os legais. “Esse projeto está em trâmite e agora começa a contar o prazo para as comissões”.
Vale dizer que no aumento da tributação do ISS, a conta sempre chega ao consumidor, pois se a empresa prestadora de serviço paga mais em tributos, automaticamente, isso é repassado para aqueles que utilizam os serviços.