DER afirma que obras da trincheira do Los Angeles recomeçam neste mês e serão concluídas em 12 meses


Em entrevista à Rádio T e ao Blog da Mareli Martins nesta terça-feira (7), o diretor técnico do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), Amauri Medeiros Cavalcanti, garantiu que as obras da trincheira do Los Angeles serão retomadas até a segunda quinzena deste mês. Segundo ele, após a retomada da construção, as obras devem ser concluídas em um período máximo de um ano. A trincheira do Los Angeles será construída em Ponta Grossa, na avenida Senador Flávio Carvalho Guimarães, na PR 151. Os investimentos iniciais anunciados pelo Governo do Estado foram de R$ 7 milhões. (Ouça a entrevista no final da matéria)
A trincheira do Los Angeles foi anunciada em julho de 2014, pelo governo do Estado em parceria com a prefeitura de Ponta Grossa, mas as obras começaram apenas em janeiro de 2016. Neste mesmo ano, no mês de outubro, ocorreu um deslizamento de terra e a obra parou novamente. No momento o projeto está sendo readequado pelo DER.
“Nós tivemos aquele escorregamento na obra e com essa chuvarada paralisamos a obra. Foi feito um estudo do problema, contratamos uma empresa para isso e eles vão nos encaminhar a solução para esses problemas, ainda nessa semana e está dentro prazo. Com isso vamos retomar a obra nós próximos dias. A obra retoma com certeza na segunda quinzena deste mês de março”, afirmou Amauri Medeiros Cavalcanti.
O diretor técnico do DER também falou sobre o prazo para conclusão da trincheira. “Depois que a obra recomeçar, após estas readequações solicitadas pela prefeitura, entre dez e doze meses a obra será concluída. Acredito que ela pode terminar antes, mas o prazo máximo é doze meses”, disse
Problemas no projeto
Segundo Amauri Medeiros Cavalcanti o projeto para a construção da trincheira do Los Angeles, que foi encaminhado pela prefeitura de Ponta Grossa, não comportava o real fluxo do trânsito da região. “O projeto teve vários problemas, mas o maior de todos é que ele não feito para um tráfego maior e sim para um tráfego urbano. O projeto que foi aprovado pela prefeitura e pela concessionária que administra o trecho (CCR RodoNorte), não comportava o fluxo de ônibus, caminhões e sim um fluxo de trânsito urbano. E depois disso a prefeitura solicitou adequações”.
Obras não vão parar para novas mudanças no projeto
O diretor técnico do DER, Amauri Medeiros Cavalcanti, também foi questionado se novas adequações no projeto podem causar interrupção das obras, após a retomada. “isso não vai mais acontecer, a obra vai retomar e será concluída no prazo de doze meses”.
Dang terá que cumprir o cronograma
Segundo o diretor técnico do DER, a empresa responsável pela trincheira, Dang Construtora, está sendo fiscalizada e vai entregar a obra. “Não tivemos problemas com a Dang. E com a retomada é definido novo cronograma e a empresa precisa atender o cronograma”.
Ouça a entrevista: