Conta de luz fica mais cara a partir de sábado no Paraná


A conta de luz ficará mais cara a partir deste sábado (24). A Companhia Paranaense de Energia (Copel) vai aplicar o reajuste de 5,85% para clientes ligados à rede alta-tensão e de 6% aos consumidores de baixa tensão. O reajuste foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), durante reunião em Brasília na terça-feira (20). A Copel atende 4,5 milhões de unidades consumidoras no Paraná.
Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), os valores serão aplicados de forma diferenciada para cada tipo de consumidor. Para os que moram em residências, para os que possuem cooperativas de eletrificação rural, indústria no campo ou serviço público de irrigação e para os setores do poder público, o porcentual sobe para 6%. Para locais de alta tensão, como o setor industrial, o reajuste cai para 5,62%.
No Paraná, apenas Campo Largo terá reajuste diferenciado. Os consumidores que são atendidos pela Companhia Campolarguense de Energia (Cocel) terão reajuste médio de 13,34%. Nesse caso, as novas tarifas serão cobradas a partir do dia 29.
Segundo comunicado da Aneel, o reajuste está relacionado à variação dos custos da prestação do serviço.