Close
Sem categoria

Justiça homologa delação que envolve governo de Beto Richa no esquema de corrupção nos pedágios do Paraná

Justiça homologa delação que envolve governo de Beto Richa no esquema de corrupção nos pedágios do Paraná
  • Publishedjunho 16, 2018
leal e richa
Em delação, ex-diretor do DER do Parnaná, Nelson Leal Júnior, disse que era o responsável por repassar valores pagos por concessionárias das rodovias para a cúpula do governo paranaense e alguns deputados estaduais.

O ex-diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná, Nelson Leal Júnior, teve seu acordo de colaboração premiada homologado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Ele foi preso na 48ª fase da Operação Lava-Jato,chamada de Operação Integração, a Lava Jato dos Pedágios. Esquema de corrupção deixou o pedágio do Paraná quatro vezes mais caro, segundo o Ministério Público Federal.

Nelson Leal diz em seu acordo que operava um esquema de propina para o ex-governador Beto Richa (PSDB-PR). Ele afirma que era o responsável por repassar valores pagos por empresas concessionárias das rodovias para a cúpula do governo paranaense e alguns deputados estaduais.

Ele também disse que foi indicado ao cargo pelo irmão de Richa, José Richa Filho, secretário de Infraestrutura e Logística do Estado. Leal ficou preso por três meses na Custódia da Polícia Federal, em Curitiba. Ele está há um mês em prisão domiciliar.

Na segunda (11), o juiz Sergio Moro aceitou parcialmente o pedido das defesas dos acusados nessa operação e admitiu que não tem competência para julgar o processo, que foi redistribuído para outra vara.

A ação penal agora ficará a cargo do juiz Paulo Sergio Ribeiro, da 23ª Vara Federal de Curitiba, assim como qualquer processo conexo, como mandados de prisão e quebras de sigilo.

(As informações são de Mônica Bergamo, da Folhapress/Valor)

Written By
marelimartins

Mareli Martins é jornalista por formação e possui nove anos de atuação na área. Registro profissional: 9216/PR Objetivo do blog: Transmitir credibilidade aos leitores. O blog não possui parceria com nenhum grupo político. A intenção é disponibilizar um canal diferenciado, independente, sem amarrações políticas, com o compromisso de relatar a notícia com responsabilidade e profissionalismo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *