Tarifas de pedágio vão subir de 6,66% a 17,6% no Paraná


A Agência Reguladora de Serviços Delegados do Paraná (Agepar) aprovou nesta segunda-feira (10) o aumento nas tarifas de pedágio. Os reajustes vão variar de 6,66% a 17,6%. O percentual é superior aos 4,99% de inflação, registrada pelo Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA). A data em que as novas tarifas começam a vigorar ainda não foi definida.
Segundo a Agepar o reajuste por concessionária ficou assim: as que fazem parte do Grupo CR Almeida, Ecocataratas e Ecovia, terão reajuste de 7,66% e 7,91% respectivamente. A Rodonorte poderá subir as tarifas em 6,66%. A Caminhos do Paraná terá aumento de 8,4% e a Viapar de 17,6%.
Conforme a Agepar, o reajuste está acima da inflação do período “devido ao fato de, na forma paramétrica, que é utilizada para cálculo do reajuste, serem utilizados além do IPC outros índices que acabaram elevando o percentual”.
O maior reajuste médio, da Viapar, resulta de um acréscimo do degrau tarifário aprovado em janeiro deste ano e que não foi aplicado, segundo a agência.
Os novos valores passam a valer após publicação do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), no Diário Oficial do Estado.
De acordo com o DER-PR, a data para aplicação dos reajustes depende do dia e horário que o órgão receber os documentos da Agepar com os índices.