João Arruda é eleito presidente do MDB do Paraná


O deputado federal João Arruda foi eleito presidente do MDB no Paraná. A eleição ocorreu no último sábado (15). João concorreu ao governo do estado e na presidência do partido, ele vai substituir o seu tio, o senador Roberto Requião.
A eleição do MDB foi em chapa única. O deputado federal Sérgio Souza chegou a cogitar disputar a eleição, mas como Requião esteve a frente do partido nos últimos anos, os delegados já estavam aliados ao grupo de Requião e, dessa forma, ficaria difícil a vitória de alguém que não é aliado do senador.
O saldo do MDB do Paraná nas eleições de 2018 foi negativo, pois na Assembleia Legislativa (Alep), a legenda elegeu apenas dois parlamentares, Requião Filho e Anibelli Neto. Na Câmara Federal foram eleitos Sérgio Souza e Hermes Parcianello (Frangão). Além disso, o senador Requião não foi reeleito.
Em entrevista à Rádio T e ao Blog da Mareli Martins no último sábado (15), o deputado João Arruda destacou que terá como desafio reconstruir o partido para as próximas eleições e melhorar a imagem da legenda. “Nós fizemos um esforço buscando unidade e uma composição em que todos fossem contemplados e para que possamos trabalhar juntos, sem atritos, com união, evitando alguma situações que prejudicam a imagem do partido”, disse João.
O novo presidente do MDB avalia que o partido saiu enfraquecido nas eleições de 2018 por falta de organização. “Nós percebemos com essa eleição que faltou organização no partido nos últimos anos, na construção da chapa dos deputados federais e estaduais. E o nosso objetivo é organizar o partido”, destacou.
Eleições 2020: João não descarta disputar o cargo de prefeito de Curitiba
É evidente que o foco do MDB não será diferente dos outros partidos, que já se organizam para as eleições de 2020, onde serão escolhidos prefeitos e vereadores.
Questionado pela Rádio T se pretende entrar na disputa da prefeitura de Curitiba, João Arruda ficou na linha do “nem sim, nem não”.
“Nesse momento ainda não posso falar sobre isso pelo fato de que a eleição está distante. Eu tenho um compromisso moral com o PDT, o Gustavo Fruet, o Goura que nos apoiaram e o Requião Filho que também me apoiou na eleição ao governo do estado e ele foi o candidato do MDB na última eleição para a prefeitura. Nós vamos conversar com o objetivo de fortalecer um grupo em defesa de Curitiba e da região”, afirmou o deputado.
Mesmo evitando falar sobre o assunto, João Arruda não descartou a possibilidade de disputar o cargo de prefeito de Curitiba. “Se eu descarto? Eu nem sabia que seria candidato a governador, três dias antes. É difícil alimentar um projeto que está tão distante”, disse.
Veja como ficou composto o Diretório Estadual do MDB
Presidente: João Arruda
Vice: deputado Anibelli Neto
2º vice: Nereu Moura
3º vice: Walter Parcianello
Secretário-geral: deputado Requião Filho
Secretário adjunto: Isaías Decker “Zazá”
Tesoureiro: Daniele de Mello e Silva
Tesoureiro-adjunto: Paulo Furiatti
Vogais:
Roberto Requião
Deputado Sérgio Souza
Junior Weiller (prefeito de Jesuítas)
Nello Morlotti
Suplentes:
Angelo Andreatta
Gerson Colodel
Beto Lunitti