Vereadores de Ponta Grossa terão que prestar contas sobre gastos com diárias


A partir do mês de julho de 2019 os vereadores da Câmara Municipal de Ponta Grossa terão que prestar contas sobre os recursos públicos que utilizam em viagens a trabalho. Os parlamentares vão precisar comprovar todos os gastos com a apresentação de notas fiscais de tudo que foi gasto nas viagens.
Conforme ato da Mesa Executiva da Câmara a medida começa a valer a partir do dia 1º de julho. Isso também vale para outros servidores, exceto motoristas. Antes dessa mudança os vereadores não tinham a obrigação de apresentar os comprovantes. Os valores das diárias variam de R$ 250, para viagens dentro do estado, a R$ 350, para viagens para fora do Paraná.
Conforme a determinação, o detalhamento das despesas deve ser entregue em até cinco dias úteis após a viagem. Os gastos serão publicados no Portal da Transparência. O presidente da Câmara, Daniel Milla (PV), disse que o objetivo é ” ampliar a transparência do Legislativo”.
Anteriormente ao pedido da Mesa Executiva, os vereadores Geraldo Stocco (Rede) e Ricardo Zampieri (PSL) tentaram aprovar um projeto com o mesmo teor, mas tiveram a negativa com o argumento de que apenas a Mesa Executiva poderia apresentar essa proposta.