Sem avisar a população, prefeitura de PG e Sanepar discutem plano de saneamento e novo contrato


Nesta terça-feira (29), a prefeitura de Ponta Grossa e a Sanepar discutiram o plano de saneamento municipal e o novo contrato entre o município e a empresa. O problema é que a prefeitura não avisou a população da cidade, principal interessada no assunto. Ou seja, quem paga a conta não foi convidado para a reunião.
A reunião durou aproximadamente uma hora e contou com poucas pessoas, sendo representantes da Sanepar e da Prefeitura. A intenção da Sanepar é fazer um novo contrato com a prefeitura e de forma antecipada, visto que o atual contrato termina apenas em 2026. A nova proposta, entretanto, ainda não foi divulgada aos moradores da cidade.
Ao final da reunião, que deveria ser uma audiência pública, o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros, foi cobrado pelo professor do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Sérgio Luiz Gadini, peal completa ausência de divulgação.
O secretário disse que houve a divulgação, mas não soube responder em quais veículos de comunicação. A prefeitura apenas publicou uma nota no diário oficial da última quinta-feira (24). Mas uma discussão sobre uma assunto de extrema importância precisa de ampla divulgação e isso não aconteceu.
“A concessão para fornecimento de água e saneamento é um dos três maiores contratos do Município e de importância vital para assegurar qualidade de vida aos moradores de Ponta Grossa. O portal da prefeitura que diariamente, veicula agenda e atividades da administração, não deu sequer uma nota sobre a audiência, que deveria discutir a revisão do Plano Municipal de Saneamento”, lamentou Gadini.