Em sessão fechada e fora da Alep, deputados aprovam reforma da Previdência no Paraná

Em uma sessão em que foi proibida a presença dos servidores, os deputados aliados do governador Ratinho Junior (PSD), aprovaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência no Paraná.
Para votar a PEC, deputados precisaram da atuação de 800 policiais. Somente deputados, assessores a alguns jornalistas puderam acompanhar a sessão.
Para fugir dos servidores, os deputados realizaram a votação fora da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A sessão ordinária e duas extraordinárias foram realizadas na Ópera de Arame, em Curitiba. Os funcionários públicos que lutavam por seus direitos, fizeram um grande ato na terça-feira (3), que resultou na ocupação da Alep.
A proposta foi aprovada em primeiro turno por 43 votos a 9. Duas sessões extraordinárias foram abertas na sequência para a votação em segundo turno e da redação final. Nas duas, o projeto foi aprovado pela maioria. A mesa diretora deverá promulgar a PEC nesta quinta-feira (5).
Os dois representantes de Ponta Grossa, Plauto Miró (DEM) e Mabel Canto (PSC), votaram de acordo com a vontade de Ratinho Junior, ou seja, foram favoráveis a proposta da reforma da Previdência. (veja ao final do texto a lista completa com o voto dos deputados)
O que a PEC estabelece
A PEC estabelece a idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres, e pelo menos 25 anos de tempo de contribuição, desde que cumprido tempo mínimo de 10 anos no serviço público e cinco anos no cargo efetivo.
Também foi aprovado o projeto que aumenta de 11% para 14% a alíquota cobrada sobre o salário dos servidores como contribuição para a previdência estadual. O terceiro projeto aprovado refere-se a mudanças nas regras do fundo complementar de previdência para servidores que recebem acima do teto do INSS, hoje de R$ 5.839,45 mensais.
Veja como votaram os deputados:
Favoráveis
- Adriano José
- Alexandre Amaro
- Alexandre Curi
- Artagão Junior
- Cobra Repórter
- Coronel Lee
- Cristina Silvestri
- Delegado Fernando
- Delegado Francischini
- Delegado Jacovós
- Delegado Recalcati
- Do Carmo
- Douglas Fabrício
- Batista
- Emerson Bacil
- Evandro Araújo
- Francisco Burher
- Galo
- Gilson de Souza
- Homero Marchese
- Hussein Barki
- Jonas Guimarães
- Luis Cláudio Romanelli
- Luis Fernando Guerra
- Luiz Carlos Martins
- Mabel Canto
- Mara Lima
- Marcel Micheleto
- Márcio Pacheco
- Maria Victória
- Mauro Moraes
- Michele Caputo
- Nelson Justus
- Nelson Luersen
- Paulo Litro
- Plauto Miró
- Reichembach
- Ricardo Arruda
- Rodrigo Estacho
- Subtenente Everton
- Tercílio Turini
- Tiago Amaral
- Tião Medeiros
Contrários
- Goura
- Professor Lemos
- Tadeu Veneri
- Arilson Chiorato
- Requião Filho
- Soldado Fruet
- Luciana Rafagnin
- Anibelli Neto
- Boca Aberta Junior
Ausente
Gilberto Ribeiro
Não vota
- Ademar Traiano (presidente)
1 Comment
Quando é ruim pra vc a Assembleia aprova