Close
Sem categoria

Gasolina com novo padrão passa a valer nesta segunda: preços devem subir

Gasolina com novo padrão passa a valer nesta segunda: preços devem subir
  • Publishedagosto 3, 2020
gasolina foto
Petrobras diz que a qualidade da gasolina será melhor, mas afirma que o produto ficará mais caro. (Foto: Divulgação)

As novas especificações da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) referente a gasolina passam a valer a partir desta segunda-feira (3).

As medidas foram definidas pela ANP em janeiro e estipulam uma massa específica mínima e um valor mínimo de octanagem RON (sigla em inglês para Número de Octanas Pesquisa).

A octanagem é uma medida que tem relação com a qualidade de combustão do combustível, que melhora o rendimento dos veículos. A nova gasolina, no entanto, também poderá trazer alteração nos valores na bomba, ou seja, os preços vão ficar mais caros.

“Essas novas especificações aprimoram a qualidade da gasolina brasileira, proporcionam maior eficiência energética, melhorando a autonomia dos veículos pela diminuição de consumo, e viabilizam a introdução de tecnologias de motores mais eficientes, com menores níveis de consumo e emissões atmosféricas”, disse a ANP em nota.

Dois meses de adequação

A Petrobras, maior produtora de gasolina no Brasil, informou, no final de junho, que já está preparada para abastecer o mercado com as novas regras. Segundo a estatal, a melhora na qualidade vai permitir redução de 4% a 6% no consumo por quilômetro rodado e que a nova especificação melhora o desempenho do motor, a dirigibilidade e o tempo de resposta na partida a frio, além de manter aquecimento adequado do motor.

A Petrobras diz ainda que uma eventual elevação de preço será compensada pelo ganho de rendimento do motor, “porque o consumidor vai rodar mais quilômetros por litro”. O preço de venda da gasolina pelas refinaras da Petrobras representa 28% do valor final do combustível — o restante são impostos e margens de lucro de postos e distribuidoras.

As distribuidoras terão ainda dois meses para se adequar às novas regras. O prazo tem por objetivo permitir “o escoamento de possíveis produtos comercializados até o dia 2 de agosto ainda sem atender integralmente às novas características”, conforme a ANP.

(Com informações: Gaúcha ZH e Agência Brasil)

Written By
marelimartins

Mareli Martins é jornalista por formação e possui nove anos de atuação na área. Registro profissional: 9216/PR Objetivo do blog: Transmitir credibilidade aos leitores. O blog não possui parceria com nenhum grupo político. A intenção é disponibilizar um canal diferenciado, independente, sem amarrações políticas, com o compromisso de relatar a notícia com responsabilidade e profissionalismo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *